As inscrições acontecem no dia 07, a partir das 11h, e nos dias 08 e 09, a partir das 9h, no Museu Histórico de Campos, localizado a Rua Paul Percy Harris, nº 40 – Centro (Praça São Salvador)
Através de uma parceria firmada com a Prefeitura de Campos, a secretaria de Estado de Turismo (Setur) estará em Campos esta semana inscrevendo artesãos no Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro. As inscrições acontecem no dia 07, a partir das 11h, e nos dias 08 e 09, a partir das 9h, no Museu Histórico de Campos, localizado a Rua Paul Percy Harris, nº 40 – Centro (Praça São Salvador). O Programa coloca em prática ações que visam o empreendedorismo para os artesãos, além de identificar a técnica utilizada pelos inscritos.
– É um Programa que, através da Setur, incentiva o artesanato no estado do Rio de Janeiro e que, com apoio da Prefeitura, vem para Campos trabalhar no fortalecimento dessa atividade econômica que tem uma importante presença no município, sendo mais uma oportunidade para gerar renda – pontua o vice-presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), Marcel Cardoso.
Todos os dias, a programação começa com uma apresentação da ação, pela coordenadora do Programa Estadual de Artesanato, Nea Mariozz. Após a palestra, será iniciado o cadastramento, encerrado às 16h. Um dos benefícios do Programa é promover a profissionalização e a comercialização dos produtos artesanais.
– O evento, em parceria com os órgãos municipais e a Setur é parte da proposta de trabalho do governo Rafael Diniz levando incentivo às vocações e à geração de renda no município. Trazer o programa de artesanato brasileiro é uma grande conquista para a população, principalmente, para a grande quantidade de artesãos do município – explica o diretor geral da superintendência de Trabalho e Renda (SMTR), Diogo Falquer.
Para o cadastramento, é necessário levar uma foto 3×4 recente, cópias do comprovante de residência, além dos documentos de identificação padrão (RG e CPF). O artesão deverá apresentar produtos finalizados com até três técnicas diferentes e um inacabado para finalização no local. O artesão que não levar algum desses itens não poderá ser atendido. Quem se inscreveu, antes de 2015, precisa atualizar seus dados, levando a documentação necessária.