Os pescadores de Macaé cadastrados, por meio do Edital 001/2017, para a frente de trabalho no período do Defeso do Camarão de 2017 iniciarão as atividades no dia 15, das 8h às 13h, com a limpeza do Pontal da Barra. O procedimento para participar das ações continua até 22 de março, na sede da secretaria, no Mercado de Peixes, na Avenida Presidente Sodré, s/n, Centro. A frente de trabalho é uma contrapartida pelo salário mínimo que os pescadores receberão durante o defeso do camarão e da piracema, que começou na última quinta-feira (1/3) e termina no dia 31 de maio: três meses sem pescar essas espécies.
Além das atividades em frentes de trabalho, como limpezas de patrimônios públicos, os pescadores participarão de cursos específicos para sua área de atuação. Tudo isso se dá em contrapartida pelo salário mínimo que receberão durante o defeso do camarão e da piracema, que começou na última quinta-feira (1/3) e termina no dia 31 de maio: três meses sem pescar essas espécies.
Dessa maneira, se respeitará o período da desova, favorecendo que o ciclo de vida do crustáceo não seja interrompido. Na última semana, a Secretaria Adjunta de Pesca e Aquicultura organizou reunião com dezenas de pescadores para anunciar as frentes de trabalho.
As frentes de trabalho compreendem a limpeza básica de patrimônios ambientais como o Rio Macaé, o cais do Mercado de Peixes, o Pontal, a Praia da Barra, o Canal Macaé – Campos e a Ilha do Francês. Eles também participarão de curso sobre como retirar a carteira de pescador profissional, além de assistirem palestra sobre a saúde do pescador.
Também terão de fazer workshop sobre beneficiamento de pescado, marcando presença em palestras sobre educação ambiental, conservação de pescado a bordo e outras orientações. “O objetivo maior de toda essa ação é minimizar os efeitos sociais do desemprego no município decorrente da paralisação periódica dessas atividades, uma vez que a pesca é uma das atividades tradicionais de Macaé”, comentou o secretário Adjunto de Pesca, Sérgio Júnior.
Atividades, dias e horários: ações são exemplo de cidadania
Março:
Dia 15 – Limpeza do Pontal, entre 8h e 13h;
Dia 16 – Limpeza da Barra de Macaé, entre 8h e 13h;
Dia 22 – Limpeza do Mercado de Peixes (Cais), entre 8h e 13h e
Dia 23 – Limpeza do Canal Macaé – Campos (Nova Holanda), entre 8h e 13h.
Abril:
Dia 6 – Palestra sobre a saúde do pescador, de 8h às 13h, na Associação de Moradores da Barra de Macaé;
Dia 13 – Palestra sobre a Declaração de Aptidão para o Pronafe (Uso de talão de produtos como a Nota Fiscal do pescador), uma ação da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), entre 8h e 13h;
Dia 20 – Limpeza do Rio Macaé, entre 8h e 13h e
Dia 27 – Curso sobre beneficiamento de pescado.
Maio:
Dia quatro – Limpeza da Illha do Francês, entre 8h e 13h;
Dia 11 – Palestra sobre a saúde do pescador, a ser ministrada por profissional da Secretaria de Saúde;
Dia 18 – Limpeza do Pontal de Macaé, entre 8h e 13h e
Dia 25 – Limpeza da Praia da Barra de Macaé, entre 8h e 13h.