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Macaé investe R$ 120 milhões em eco estrada para sua região serrana

O Sana coloca Macaé entre os destinos mais procurados para quem busca contato com a natureza, caminhadas, banhos de cachoeiras, e ecoturismo.

Um dos mais visitados pontos turísticos do interior do estado, o distrito do Sana em Macaé, vizinho de Casimiro de Abreu e Nova Friburgo, verá o atendimento às reivindicações dos moradores, produtores rurais e comerciantes, que pedem o asfaltamento há muitos anos, ser realizado pela prefeitura do município.

A obra seguirá critérios de sustentabilidade, tendo em seu memorial descritivo do projeto de pavimentação e drenagem, destaca que os serviços deverão ser executados conforme as orientações e normas voltadas para a sustentabilidade ambiental, em especial as contidas no artigo 69 da Instrução Normativa/SLTI/MPOG n9 1, de 19 de janeiro de 2010 e no Decreto Federal n9 7.746/2012.

Serão praticados a economia de energia; em materiais como copos e talheres, plásticos descartáveis; água; reciclagem de lixo; descarte correto para produtos perigosos ao meio ambiente como pilhas, lâmpadas fluorescentes, equipamentos eletrônicos, entre outros.

Prefeito explica aos presentes os detalhes do investimento de R$12o milhões na construção da Eco Estrada.

O prefeito do município Welberth Rezende ao apresentar nesta última, quarta-feira (27) para os moradores do Sana, o projeto de pavimentação e drenagem da estrada do distrito, no trecho do Portal do Sana até a Cabeceira, com recuperação da pavimentação interna do Arraial, disse aos presentes:

– Temos 70 obras na cidade e essa é a maior, no valor de R$ 120 milhões. Mas não é pelo valor financeiro, é pela importância da estrada para a vida das pessoas, uma obra estruturante. Também na região serrana, estamos fazendo a obra de drenagem de R$ 18 milhões no Frade e dei a ordem de serviço para a revitalização da obra do Frade – salientou, destacando que a obra da estrada está totalmente licenciada e com ordem de serviço entregue.

O prefeito lembrou que a maioria do escoamento da produção agrícola é realizado pela estrada. “A obra vai ampliar o poder de crescimento do Sana. Por meio da interligação, diversas atividades econômicas serão incentivadas, como o turismo, com maior desenvolvimento econômico para o município, representando um avanço na infraestrutura viária”, citou.

Segundo Welberth, o asfaltamento da Estrada do Sana inclui os trechos do Portal do Sana ao Arraial do Sana em uma extensão de 6,59 quilômetros; do Arraial do Sana à Cabeceira do Sana em uma extensão de 6,36 quilômetros; no trecho do Arraial de 1,39 quilômetro será feita a recuperação da pavimentação existente em paralelepípedo. A empresa vencedora da licitação inicia os trabalhos em 15 dias, incluindo fornecimento de material, mão de obra e equipamentos.

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O vereador Tico Jardim classificou que a obra vai trazer mais segurança para o distrito. “Estamos muito felizes por este momento histórico”, enalteceu Tico. O vereador George Jardim analisou que o transporte escolar e pessoas em tratamento de saúde serão diretamente beneficiados com o asfaltamento. “Obra licitada, um sonho de todos que moram aqui”, constatou.

Para o presidente da Câmara do município, Cesinha, o desenvolvimento do interior deve ser considerado da mesma forma que o desenvolvimento da sede de Macaé. “Os distritos ajudam a alavancar a economia e a obra vai melhorar a qualidade de vida dos moradores”, indicou.

O presidente da Associação de Moradores, Paulo César, enalteceu a importância da obra chegar até a Cabeceira. “Vamos avançar em educação e segurança”, relatou.

Moradores comemoram obra

Moradores presentes a apresentação pública de todo o projeto da Eco Estrada pelo prefeito do município.

As moradoras do Sana há mais de 60 anos, Lea Carvalho, Izabel Pereira e Iris Proença comemoraram a obra iminente. “Nota dez, esperamos há muito tempo esse asfaltamento”, disse Lea, acrescentando que será importante para quem está doente e precisa se locomover até a sede da cidade.

– Os buracos vão acabar, é um sonho que será realizado – frisou Izabel. Os benefícios para o comércio foram enumerados por Iris Proença. “Queremos muito e precisamos”, expressou Iris.

Nascido e criado no Sana, Alcimar Monteiro da Silva assinalou que toda a rede de serviços do turismo será beneficiada com o asfaltamento. “Há milhões de anos esperamos essa obra. Parabéns para o prefeito e equipe, vai valorizar muito a nossa terra”, sustentou. 

O prazo para execução do serviço é de 24 meses. Conforme o secretário de Infraestrutura de Macaé, Santiago Borges, o projeto visa à execução de pontilhões em concreto pré-moldado em dois riachos que cortam a estrada. A primeira ponte com extensão de 12,50 metros e largura de 7,20 metros, e a segunda ponte com extensão de 8 metros e largura de 7,20 metros. Os pontilhões serão executados sobre as antigas pontes, aproveitando a infraestrutura existente como “alas”, visando à segurança dos usuários.

– Para isso, será realizada a movimentação de terra, drenagem, revestimento asfáltico betuminoso, implantação de pontilhões em estrutura metálica e estrutura em concreto armado para sustentação de alargamentos da estrada, com fundações em estacas raiz de 500 milímetros – detalhou Borges.

O tipo de revestimento utilizado será concreto betuminoso usinado à quente com polímero, com dez centímetros de espessura em duas camadas. No trecho do Arraial do Sana com 1,39 quilômetro de extensão, será feito o arrancamento e reassentamento do paralelo. “Todo o projeto de implantação e drenagem foi executado conforme a topografia, inclusive a movimentação de terra necessária para nivelamento da área a ser trabalhada”, garantiu o secretário. 

Drenagem terá escavação mecânica e concreto armado 

Conforme o secretário de Obras, Felipe Bastos, a drenagem da obra tem por objetivo canalizar o fluxo da água pluvial ao longo da pista e nas travessias, evitando dano à obra e acidentes. A drenagem ocorrerá a partir da escavação mecânica para colocação de tubulações de concreto armado de 400 até 1.750 milímetros de diâmetro e canal pré-fabricado em U.

Em relação à terraplanagem, nas áreas de risco de deslizamento de terra será feito, segundo o secretário de Obras, o acerto dos taludes, plantio de grama, cortina para estabilização do terreno e valetas de proteção para captação e redirecionamento de águas proveniente de chuvas, prevenindo futuros deslizamentos de terra, erosão da estrada e preservação.

Felipe Bastos alertou que um fator limitante para a execução da obra é a chuva, que “é um elemento primordial a ser considerado na execução da drenagem e da pavimentação asfáltica”.

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