Mais de 40 profissionais do turismo de Búzios irão participar da ABAV, principal feira de turismo do Brasil no dia 27, que retorna a ser sediada no Rio de Janeiro, após 11 anos como evento itinerante, em caravana organizada pela Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, com apoio da empresa Tourshop.
O secretário municipal de turismo de Búzios, Cristiano Marques, conta que é a retomada de um projeto que ele havia iniciado quando secretário de 2010 a 2012, e que visa valorizar os trabalhadores do turismo no município, dando a eles a oportunidade de estar em contato 2 mil expositores representando todos os estados brasileiros e operadoras internacionais de 15 países. Também explica porque dessa vez Búzios não terá um stand próprio. A decisão foi tomada em consonância com o Convention Bureau de Búzios e o secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, levando em conta o alto interesse pós-pandemia das operadoras de todo o mundo no estado do Rio de Janeiro, o que torna mais estratégico que Búzios esteja no ponto de maior interesse da feira, que é o stand do estado do Rio.
“Esta participação na ABAV Expo 2023 é mais do que uma simples presença; é uma afirmação de Búzios como um destino turístico de excelência, uma experiência única que temos a oferta. Estamos prontos para mostrar ao mundo o que Búzios tem de melhor, e acredito que essa estratégia inovadora de integração será um sucesso.”, disse.
Visando ir além da divulgação de Búzios como destino, sol e praia, segmento no qual já é consolidado e premiado, a caravana também visa promover os atrativos culturais do município, tendo a participação de representantes dos remanescentes de quilombo e as marisqueiras, que poderão, além do contato com representantes de turismo e agências de todo o mundo, poderão participar de oficinas e palestras de importância para o segmento.
Logo após a ABAV Expo, Búzios participará da Feira Internacional de Turismo da Argentina (FIT), que acontece de 30 de setembro a 3 de outubro, onde a cidade terá stand próprio. Búzios continua sendo o destino turístico brasileiro mais procurado pelos argentinos.