A viabilidade para a instalação em Macaé da fábrica de fertilizantes nitrogenados, com investimentos estimados em cerca de US$ 3 bilhões, segue em análise através do estudo desenvolvido por pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) junto a equipe da prefeitura.
O levantamento mantém a estratégia definida pelo prefeito Welberth Rezende junto aos representantes da Secretaria Especial de de Assuntos Federativos, da presidência da República, e comprova o potencial do município em contribuir com a expansão da agroindústria nacional, reduzindo a dependência do mercado agrícola brasileiro por importação de insumos de produção.
Continua depois da publicidade
Segundo o prefeito, o foco do governo é garantir que Macaé seja referência para o desenvolvimento de projetos ligados à nova etapa de industrialização do Estado do Rio de Janeiro.
“Vivemos hoje o processo de industrialização da cidade. E nosso foco é aproveitar o potencial do município em todos os segmentos econômicos, e com responsabilidade, garantir que a nossa população participe desta nova etapa de desenvolvimento e de prosperidade da cidade, através o acesso a oportunidades de emprego e de viver em um município com infraestrutura e serviços de qualidade”, avaliou o prefeito.
Os estudos desenvolvidos pelos técnicos da Embrapa e da prefeitura devem apontar, em três meses, as condições socioambientais do município para receber o projeto da fábrica, que terá capacidade de gerar cerca de cinco mil empregos nas etapas de construção e operação. As obras estão previstas para começar em 2024.