A Guarda Civil Municipal de Macaé recebeu reforço para o patrulhamento e a proteção do patrimônio público com a chegada de 16 viaturas zero quilômetro, na manhã desta terça-feira (7). A entrega das chaves foi feita pelo prefeito Welbeth Rezende ao secretário de Ordem Pública, Alan de Oliveira Lima, e ao secretário adjunto de Segurança, Everson Coriolano, durante solenidade na sede da Guarda. No total, a corporação passa a contar com 35 viaturas.
O secretário de Ordem Pública informou que as novas viaturas vão atender aos grupamentos da Guarda: Grupamento de Apoio Operacional (Gaop); Coordenadoria Operacional (COP); patrulha Maria da Penha; Guarda Ambiental; e nos patrulhamentos em Glicério e no Sana, na serra macaense.
“Macaé está vivendo um momento incrível e vamos investir mais em segurança, saúde, educação e nos demais serviços essenciais no nosso município. Trabalhamos para que a cidade seja cada vez melhor para o cidadão viver bem com a sua família. Segurança é fundamental e, por isso, estamos aqui, hoje, entregando novas viaturas à Guarda. O município tem feito importantes parcerias com os órgãos das forças de segurança e, juntos, desenvolvemos um trabalho integrado para a população se sentir mais segura”, destacou o prefeito do município.
O secretário Alan enfatizou que, com o trabalho que tem sido feito, o município chegará mais longe. “O nosso trabalho é valorizar os servidores com cursos de capacitação e novos equipamentos para oferecermos o melhor serviço aos cidadãos. A entrega dessas viaturas é uma conquista para nós e coloca em prática a marca do governo municipal que é humanizar as instituições e aproximar os servidores da população. A Guarda de Macaé é amiga dos cidadãos e equipada vamos trabalhar ainda mais e melhor”, disse.
Presidente da Comissão de Segurança Pública e Defesa Social da Câmara Municipal do Legislativo, o vereador Luiz Matos também participou da solenidade. Ele reforçou a importância da segurança bem equipada para o bem-estar da população. “Uma cidade segura é muito importante e, nesse sentido, o governo municipal e a Câmara têm atuado em parceria com órgãos de segurança para oferecermos o melhor a todos. Terminamos de elaborar o Fundo Municipal de Segurança que, após cumprirmos os trâmites legais, vai para votação na Câmara. Com certeza é um passo muito importante para a segurança em Macaé”, avaliou.
Participaram da solenidade também o delegado da Polícia Federal, Júlio Ribeiro; o delegado da Polícia Civil titular da 123ª DP, Pedro Emílio Braga; o comandante do 9º BPM, tenente-coronel Moreira Júnior; tenente Floriano, representando o 32º Batalhão de Polícia Militar (BPM); capitão Pavan, do Batalhão de Ações com Cães (BAC), de Olaria/RJ; além de representantes da 15ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Macaé). O comandante da Guarda, Júnior, e a subcomandante da Guarda Ambiental, Raquel Giri, também estavam presentes.
O evento reuniu, ainda, os secretários municipais de Defesa Civil, Joseferson de Jesus Florêncio; Casa Civil, Luiz Fernando Pessanha; Comunicação, Edie Lameu; Serviços Públicos, Rodrigo da Silva; da Mulher, Sheila Juvêncio; Qualificação Profissional, Dênis Madureira; e, ainda, representando o Conselho de Segurança Pública do município, Leandro Aracati, entre outras autoridades.