O prefeito de Campos dos Goitacazes e atual presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), Rafael Diniz, recentemente eleito, logo após a primeira reunião da organização neste ano, falou sobre os assuntos debatidos entre os membros e representantes dos municípios filiados e sua posição para uma agenda de trabalho a ser implementada.
“O grande objetivo da Ompetro hoje é preparar a nossa região além dos Royalties. Apesar de sermos uma organização de municípios Produtores de Petróleo, vejo que a intenção de todos os prefeitos, vice-prefeitos e presidentes de Câmara nesta nova agenda é para que possamos ser um elo da corrente que contribua com o repensar desses municípios e regiões dentro desta visão de integração.
Há muito o que fazer para termos uma integração social e econômica, que passa por investimentos em infraestrutura, logística e principalmente ouvirmos a sociedade civil e buscarmos o conhecimento e o saber instalados nas universidades públicas e privadas da nossa região, que se constituem em centros de pesquisas , laboratórios e um contingente de alunos, professores, cientistas e PHDS, prontos a oferecer soluções aos nossos gargalos, que muitas das vezes impedem um Desenvolvimento Regional Integrado de fato.
Mais integração, mais oportunidades para que os cidadãos possam viver, trabalhar, se locomoverem e desfrutarem dos espaços naturais, culturais, sociais, empresariais e gastronômicos da região.
A indústria do petróleo pode e deve se desenvolver sem destruir recursos naturais. Em outras palavras promover o desenvolvimento integrado sustentável.
Temos é claro que pensar e buscar meios de criarmos um fundo com recursos dos royalties, que envolva a contribuição dos municípios, estado e a união. Neste momento isto não é viável por conta das condições das prefeituras e a conhecida situação do governo do estado. Mas podemos começar a discutir este modelo, através de fóruns de desenvolvimento com a participação ampla da sociedade organizada.
Sou prefeito de Campos dos Goitacazes, todos sabem das dificuldades que encontramos sob todos os aspectos, quer pelas condições das contas públicas e do aparelho público instalado, mas não chorei pelo leite derramado, estamos tomando decisões difíceis, mas temos a certeza que vamos trilhar um novo caminho em direção a prosperidade dos nossos cidadãos. Mesmo com todos esses desafios em nosso município, não me furtei a aceitar o convite dos prefeitos para dirigir a Ompetro, por entender a importância da organização na vida das pessoas que vivem e visitam todos esses municípios.
Quero dizer que não estaremos trabalhando aqui, olhando o próprio umbigo, vamos todos juntos buscar o interesse comum da região, dar voz e vez a todos os membros da nossa instituição, assim seremos politicamente fortes para obter sucesso em nossas ações e pleitos que fizermos em todas as instâncias, quer públicas ou privadas. É isso que os cidadãos desses municípios esperam de nós e penso que é essa a direção que devemos seguir.”
Hoje discutimos aqui em Búzios entre outros assuntos a atualização das contribuições dos municípios a Ompetro para que com as nossas contas em dia possamos elaborar um calendário de ações para este ano que se inicia. Quero agradecer ao prefeito anfitrião do encontro Dr. André Granado, sua equipe, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, a imprensa e em especial a presença do deputado federal Simão Sessim.