Unidade de processamento de gás natural é comemorada pela região
O TEPOR – Terminal Portuário de Macaé comemorou ontem uma peça fundamental para o desenvolvimento econômico de Macaé e da região.
O Tepor será um terminal altamente especializado, para atender com eficiência a demanda da indústria de apoio às atividades de óleo e gás, além de apresentar soluções para transportes de cargas de outros setores.
Sua área onshore ocupará um total de até 6.000.000 m2, e possuirá pátios para estocagem e armazéns alfandegados. Estão incluídos ainda um Terminal de Armazenamento de Petróleo, um Terminal de Armazenamento de Combustíveis e uma Planta de Processamento de Gás Natural (“UPGN”).
A entrega da licença de autorização da licença de instalação da UPGN foi realizada pelo presidente do INEA Philipe Campello Costa Brondi da Silva que falou sobre a nova política de concessão de licenças e a relação com o desenvolvimento econômico.
“Sabemos que os principais países que tem ecossistemas com padrões de preservação, como o Canadá por exemplo trabalham com a sustentabilidade e o desenvolvimento economia. Temos que acabar com esse paradigma que o estado tem que parar o seu desenvolvimento econômico que geram empregos e receitas para investirmos na preservação ambiental. Entretanto é importante frisar que não abrimos mão dos pilares da sustentabilidade exigidas aqui no INEA, que são inegociáveis para garantirmos a preservação das nossas vidas e das próximas gerações e construirmos um estado forte, com segurança hídrica. Está claro que podemos preservar as nossas belezas naturais e gerar empregos e renda para a população com qualidade de vida.”
Continua depois da publicidade
https://youtu.be/7LdtJBRIaxw
Muitas autoridades, empresários e associações de moradores estavam presentes ao ato, onde o deputado Estadual Chico Machado vice presidente da ALERJ nascido em Macaé, ponderou sobre o evento: “Vejam vocês como é importante que os políticos independentemente de siglas partidárias ou bases eleitorais distintas se unam para materializar investimentos que possam qualificar a economia do nosso estado e consequentemente gerar empregos, que no meu entender são a base do desenvolvimento social e humano. Essa licença é o resultado do trabalho de muita gente, do mais humilde trabalhador ao prefeito, deputados e do governador Claudio Castro, que tem dado na pratica uma demonstração de grande apreço ao interior, com ações e investimentos que fortalecem as vocações regionais. Um projeto dessa envergadura que envolve empresas nacionais e internacionais com investimentos gigantescos, precisa de segurança jurídica para atrair outras parcerias e foi determinante a postura do presidente da ALERJ André Siciliano na redução da alíquota de ICMS de 18% para 2 % para os negócios dessa plataforma em Macaé e que foi sancionada pelo governador Claudio Castro”.
O secretário de desenvolvimento Econômico do município Rodrigo Viana disse a nossa reportagem presente no evento, que o potencial de gás concentrado em Macaé e toda estrutura já configurada, com uma planta de negócios ancorada na logística, carga tributária incentivada, qualidade de serviços públicos e privados que o município tem hoje, somados a expertise nas operações de óleo gás tem feito de Macaé um município com um excelente ambiente para instalação de novos investimentos empresariais de nível nacional e internacional.
O prefeito de Macaé Welbert Resende falou sobre retomada da região destacando o seu município que gerou 12 mil novos empregos em 2021, se tornou o maior produtor de grãos do estado, o maior rebanho de gado confinado, com o segundo maior polo universitário que já trilha o caminho das exportação de pesquisas e inovações. Seguindo o exemplo do estado estamos trabalhando na agilização dos processos de licenciamento em todos os níveis, criando um ambiente favorável a captação de investimentos nas mais diversas áreas, e isso já vem ocorrendo com a chegada de gigantes do varejo e atacado, no setor de saúde temos em fase de finalização de construção de um grande hospital da Unimed e a Rede Door a maior da América Latina já iniciou as obras de mais um hospital no município com o Macaé Door.