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The 2018 World Cup logo is pictured outside the Kazan Arena stadium in Kazan, Russia, on June 17, 2017 ahead of the Russia 2017 Confederation Cup football tournament. / AFP / FRANCK FIFE

Ano de Copa, ano de eleições… ano de oportunidades e bons negócios!

SUYEN A. MIRANDA

Sim, o ano de 2018 terá Copa do Mundo e Eleições, como acontece a cada quatro anos. Longe de analisar como um problema – dias que a equipe não irá trabalhar, compensações, etc. – o empreendedor que sabe da importância da Saúde Financeira vai usar isso a seu favor: gerar oportunidades, estreitar o contato com clientes e ser parceiro para novas frentes de negócios. E como fazer isso?

O primeiro passo é planejar tendo uma meta a alcançar: como quer chegar no fim de 2018? Mais clientes de algum segmento específico? Mais consultoria? Maior faturamento? Quanto mais (porcentagem ou número absoluto, não importa)? O ponto fundamental para que sua ação ao longo do ano dê certo é justamente saber o que quer ter como resultado, portanto não saia fazendo calendário da Copa ou qualquer outra ação sem ter um objetivo muito específico e claro.

Tendo o plano de quanto quer crescer e como, pense nos eventos da mesma forma que fazem as empresas multinacionais anunciantes que tiram proveito inteligente: crie comunicação com sua base de clientes não só para estes eventos grandes como para dar suporte a eles como parceiro de negócios. Seus clientes tem clareza do que você oferece a eles? Um exemplo beeem simples é o famoso Imposto de Renda, que todo ano precisa ser declarado e há muita gente que vai procurar um profissional capacitado, um escritório preparado – e daí temos uma porta para novos clientes, novas oportunidades. Faça o primeiro gol deste campeonato já se preparando para este evento fiscal memorável (sem trocadilhos).

Lembre que a comunicação com seu cliente deve acontecer o ano todo, portanto pense em como usar as redes sociais a seu favor: já pensou em ter um blog com dicas sobre tributação? Algo que pode ser alimentado a cada 15 dias com informações capazes de estimular a leitura do seu cliente e até servir como uma boa propaganda. Outra coisa simples e eficaz (muito eficaz aliás) é o famoso cartão de aniversário, que hoje é digital, ou ainda lembrar de forma específica sobretudo se é aquele cliente de anos a fio. Que tal um convite para um café ou happy hour por conta desta data?

Já pensou em promover um encontro dos clientes para falar sobre negócios? Pode ser algo simples, num café ou restaurante se não houver espaço adequado no seu ambiente (ou se você tiver home office). As pessoas gostam da conversa face a face (e não só no face…book), e mesmo que poucas pessoas estejam presentes, documente, fotografe e comente nas redes sociais de forma profissional – não é para comentar a roupa do cliente! – para criar uma periodicidade e mesmo expectativa. Muita gente vem fazendo isso, nas mais diversas áreas, com resultados interessantes em captação de novos clientes e estreitamento de relação com sua base.

E as eleições? Bem, elas acontecem aos domingos, o que pode impactar pouco na sua rotina de escritório, mas cuidado com posicionamentos políticos que venham a estragar todo o seu trabalho de aproximação. Uma dica preciosa: só faça campanha para alguém se você for candidato e olhe lá. De resto, lembre que a vida e o trabalho irão seguir firmes não importa quem mudar desde que você faça a sua parte confiando energia e vontade para fazer o melhor sempre.

Quer resultados diferentes, faça coisas diferentes… mas com planejamento antes!

SUYEN A. MIRANDA

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