Em um país onde ir ao dentista não é um habito, onde o custo dos tratamentos ainda é inatingível para a grande maioria da população, com muito pouco investimento em prevenção de saúde bucal, ver iniciativas de investimento público neste setor é extremamente importante para evitar doenças, graves inclusive, as que começam pela boca.
A maior parte da população brasileira não tem condições financeiras para investir na saúde bucal.
Esse fato é acrescido do pouco investimento público no setor.
E consequentemente muitas pessoas não procuram regularmente um dentista, não realizam consultas odontológicas a cada 6 meses, como recomendado pelos profissionais da área de saúde e, assim, nem sempre se beneficiam de procedimentos preventivos para preservar as estruturas bucais, como os dentes e a gengiva, entre outras.
Isto deve ser feito com investimento público, é o que a prefeitura do município de Búzios está fazendo ao implantar um Centro de Especialidades Odontológicas, que naturalmente já foi aprovado pelo Conselho municipal de saúde local.
Segundo o coordenador de Odontologia de Búzios, Anderson Carvalho o CEO vai contar toda a infraestrutura necessária para tratamentos de canal, ortodontia, periodontia especializada e cirurgias buco maxilares complexas.