O governo federal com orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde e as vacinas serão destinadas ao público prioritário, conforme indicou o ministério nos informes técnicos recebidos pela SES.
As recomendações para aplicação da vacina aos municípios, foram encaminhadas por meio de uma nota informativa da Subsecretaria de Vigilância em Saúde da SES que tinha recebido um informe técnico ontem (24).
Na manhã desta segunda-feira, dia 25 de janeiro, o município de Rio das Ostras recebeu 1.010 doses da vacina de Oxford / Aztrazeneca, do lote de duas mil unidades vindas diretamente da Índia para o Brasil.
Os grupos prioritários são pessoas com 60 anos ou mais e maiores de 18 anos com deficiência que vivem em instituições; povos indígenas em terras indígenas; profissionais de Saúde envolvidos na vacinação dos grupos elencados; os trabalhadores das Instituições de Longa Permanência de Idosos e de residências inclusivas (Serviço de Acolhimento Institucional em Residência Inclusiva para jovens e adultos com deficiência); e trabalhadores dos serviços de saúde envolvidos diretamente no atendimento de casos suspeitos e confirmados de covid-19.
A Vigilância em Saúde encaminhou ofício às cidades recomendando que as secretarias municipais de saúde façam uma busca ativa para levantar casos de idosos e deficientes vivendo em instituições que não estejam cadastradas no Ministério da Saúde e, por isso, possam não ter recebido ainda doses da vacina CoronaVac. Essas possíveis divergências devem ser comunicadas pelos gestores municipais à Subsecretaria de Vigilância em Saúde para que possam ser resolvidas.
A Divisão de Imunização da Vigilância Sanitária do Município foi buscar as vacinas em Cabo Frio. As doses vieram na aeronave da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ), direto do Rio de Janeiro.
GRUPO PRIORITÁRIO – O grupo prioritário que irá receber a vacina de Oxford / Aztrazeneca é o mesmo da vacina CoronaVac: profissionais de Saúde e idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência – ILP e funcionários destes locais.
A previsão é começar a imunização no Município ainda no início desta semana.