Os restaurantes de modo geral consomem o dobro de energia dos outros negócios comerciais, considerando o armazenamento e preparo dos alimentos até chegar a mesa dos clientes.
Em Macaé o os proprietários do Restaurante Família Pascoal & Couto fizeram um investimento em uma Usina com sistema de micro geração distribuída, que compreende uma geração fotovoltaica com capacidade instalada de 60,0KW; composta por inversor de 60KW, 204 módulos fotovoltaicos de 300 Wp cada conectados ao sistema de distribuição.
“ Nossa família veio da roça e sabe bem o valor de preservar a natureza, claro que ao instalarmos essa energia completamente limpa ao nosso negócio, sabemos que vamos ter uma economia no custo da energia muito importante para o restaurante, mas saber que estamos contribuindo para um mundo mais sustentável, nos dá uma satisfação ainda maior. Estamos cada vez mais nos preparando para as práticas de ações e procedimentos que contribuam com a preservação do nosso planeta. Além disso, há a possibilidade da energia não consumida ser injetada na rede da concessionária, gerando créditos para compensação” diz Fernando Couto um dos sócios do restaurante da Família Pascoal e Couto.