A Nubank é uma fintech fundada em 2013 e entrou no mercado brasileiro para competir com os tradicionais prestadores de serviços financeiros. Desde o início, ofereceu cartões de crédito ao consumidor que reduziam as taxas anuais e que eram inteiramente gerenciados por clientes online. Ao oferecer seus serviços apenas digitalmente, a Nubank renunciou às taxas de cartão de crédito.
Em sua rodada de financiamento mais recente, a avaliação da empresa ultrapassou US $ 10 bilhões, colocando-a entre as principais fintechs globais e desafiadoras do sistema bancário estabelecido.
A Nubank agora atende cerca de 15 milhões de clientes no Brasil e está expandindo suas operações para outros mercados latino-americanos, como México e Colômbia.
Indústria de serviços financeiros do Brasil
O setor de serviços bancários e financeiros é dominado por cinco grandes players: Banco Itaú, Banco Bradesco, Santander, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Em 2018, eles detinham 81% do market share da indústria e desfrutavam de margens atrativas e incontestáveis. O retorno sobre o patrimônio líquido varia entre 22% – 24%, por exemplo.
Criação de valor de Nubank
Nubank surge como um vencedor e um desafiante credível para esses jogadores não apenas porque elimina os custos associados às operações bancárias físicas (e, portanto, é mais competitivo), mas também devido à sua experiência digital amigável e ao uso de dados básicos para eficácia operacional e entrega de produtos competitivos.
Atendimento ao cliente e experiência do usuário: Por meio de um aplicativo e site intuitivos e de fácil utilização, os clientes podem abrir uma conta e / ou solicitar um cartão de crédito. Para aplicativos de cartão de crédito, os usuários são notificados por meio do aplicativo e o desenvolvimento de algoritmos sofisticados e aprendizado de máquina darão aos clientes acesso a linhas de crédito que correspondem ao seu perfil. Solicitar quaisquer alterações nesses itens também é um processo fácil que é operacionalizado sem interação humana. É oportuno, transparente e prático.
Dados para modelagem de crédito: Os dados para modelagem de crédito também estão no centro de sua estratégia competitiva. Além da facilidade de uso, o Nubank oferece aos clientes taxas e linhas de crédito mais competitivas.
Dados para atendimento ao cliente e detecção de fraude: A coleta e agregação de dados também é usada para dar suporte às equipes de vendas. Painéis com transações anônimas do consumidor orientam os representantes de vendas e representantes de engajamento do cliente sobre como interagir efetivamente com os clientes e quais produtos oferecer. Além disso, a tecnologia é usada para detectar fraudes com mais eficácia.
Estratégia de sequenciamento: o Nubank também capturou valor e obteve sua base de clientes lançando primeiro o serviço de cartão de crédito e, posteriormente, a verificação de contas. tt trouxe usuários para a plataforma e permitiu que um relacionamento com a Nubank fosse estabelecido e que os clientes desenvolvessem confiança antes de abrir uma conta.
Nubank está entre as fintechs mais bem financiadas do mundo. Foi capaz de capitalizar a insatisfação do Brasil com o sistema bancário tradicional e as taxas exorbitantes que eles historicamente cobram devido à baixa concorrência. O Banco Central e outros reguladores deram as boas-vindas a formas inovadoras de quebrar esse oligopólio e Nubank liderou esse processo.
A Nubank ainda não registrou lucro, pois continua a investir em ativos arquitetônicos (os aplicativos, os algoritmos, etc.) para melhorar a experiência do cliente, reduzir custos para os clientes, ao mesmo tempo que fornece taxas adequadas para o cliente e reduzirão taxas de inadimplência. No entanto, sua proposta é promissora, pois seu modelo de negócios distinto tem permitido capturar a base de clientes de bancos tradicionais, ao mesmo tempo que oferece um produto com uma estrutura de custos diferenciada. Até março de 2019, havia superado o Banco Itaú em aplicações de cartão de crédito. Como resposta à entrega e ritmo do serviço ao cliente da Nubank, transparência e taxas reduzidas, os bancos tradicionais estão sendo forçados a mudar e oferecer produtos mais competitivos e digitais. No final do dia, os consumidores também são grandes vencedores.
Fonte: Harvard business