Representantes de grandes empresas se reuniram, nesta quinta-feira (5), na sede do Programa Startup Macaé, para discutir a formação do Comitê Consultivo de Inovação”.
Trata-se de uma convergência do interesse mútuo das empresas em criar uma ambiência mais favorável à inovação no município, sobretudo com o fortalecimento dos negócios com startups.
Participaram do encontro a Petrobras, Ocyan e Subsea 7, empresas que já possuem programas próprios de inovação aberta, que consistem no uso de fluxos de conhecimento internos e externos para acelerar a inovação interna e expandir os mercados para o uso externo de inovação.
De acordo com Luiza Neto, coordenadora do Programa Startup Macaé, a tecnologia alcançou altos níveis de complexidade, sendo fundamental para as empresas unirem forças para continuar inovando.
Por outro lado, a evolução das tecnologias de comunicação e a criação de plataformas de conexão entre empreendedores, universidades e empresas, como o Startup Macaé, facilitam às empresas no processo de inovação, dando maior agilidade e diluição dos riscos. Desta forma, colaboram para os objetivos organizacionais de redução de custos ou criação de novos mercados.
No encontro foram trocadas experiências entre os programas corporativos de inovação das participantes, além de interação com as startups TOSS, T&D Sustentável, Emapx e Eneltec.
Além disso, com o objetivo de aprimorar o conhecimento em temas de interesse comum, o encontro teve a participação do escritório Pinheiro Lima & Guedes Saggioro – Advogados Associados, para apresentar leis de incentivos fiscais à inovação. Após o sucesso da troca de conhecimentos e ideias do primeiro encontro, foi definida periodicidade quinzenal para realização de novas rodadas, que deverão incluir outras empresas que possuam programas formais de relacionamento com as startups.