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Mediação de conflitos forma profissionais em Macaé

Cerca de 20 participantes do curso de Formação de Mediação de Conflitos receberam, na manhã desta quarta-feira (18), certificados de conclusão da programação iniciada no mês de outubro. A previsão é que em 2020, o curso tenha três edições para fortalecer as comissões de convivência. A programação semipresencial de 50 horas integrou profissionais da educação como auxiliares de serviços escolares, professores, supervisores, orientadores educacionais e diretores. Macaé é reconhecida por ser uma das pioneiras do país a implementar a mediação escolar no sistema de ensino público municipal.

Macaé conta com 21 escolas do segundo segmento do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) com mediação escolar. O objetivo é melhorar as relações interpessoais e incentivar diálogos para resolução de conflitos, através da convivência respeitosa na comunidade escolar. Os mediadores conduzem o processo de comunicação entre as partes, buscando o entendimento, consenso e facilitando a resolução do conflito. Recentemente, o curso também foi oferecido para pais e responsáveis pelos alunos do Fundamental II, etapa na qual a secretaria iniciou, em 2018, o Projeto de Mediação de Conflito Escolar ficando cada uma dessas unidades responsáveis pela elaboração de um projeto de convivência escolar.

A entrega de certificados contou com a presença da Secretária Adjunta de Educação de Básica, Leila Clemente, que representou o Secretário de Educação, Guto Garcia; a Superintendente de Ensino Fundamental, Balade Aref; a coordenadora em Mediação de Conflitos, Andrea Nobre e representantes da orientação educacional e pedagógica.

Segundo Leila Clemente, o projeto é de suma importância não apenas para solucionar conflitos, mas para reforçar a necessidade do diálogo com a comunidade escolar. “A rede municipal prima pela boa convivência aliada à qualidade do ensino”, destaca. Já Balade Aref parabenizou os participantes. “Parabéns a todos que se dedicaram a este projeto, que visa à humanização e também à permanência de sucesso na escola, além da qualidade e promoção social. Temos que contribuir na formação de alunos preparados com a responsabilidade social”, ressaltou.

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Na ocasião, os participantes elogiaram a programação. Entre elas estão Gilmara Alves e Izabel Magalhães. “Esta formação nos ajuda a refletir sobre a prática e como podemos melhor atuar diante de questões sociais nas escolas. Vivemos tempos delicados e a formação é uma conquista para nossa atuação no meio escolar, que registra casos de conflito e violência. Preparar as comissões de convivência e os profissionais é uma grande conquista”, pontuaram.

O curso de mediação, segundo o Secretário de Educação, Guto Garcia, foi implementado a partir da solicitação, em 2017, do Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação (CaoEduc), dos números de ocorrências registradas nas escolas com episódios de violência verbal, física, moral, psicológica, bullying e xingamento, praticadas por integrantes das escolas. Durante esse levantamento, a Secretaria de Educação constatou o número significativo, o que levou à implementação do projeto, em 2018, com a criação da Coordenação de Mediação de Conflito Escolar.

“A Secretaria de Educação de Macaé adotou ações facilitadoras para a execução do projeto. Os participantes do curso atuam nas comissões de convivência, em atendimento ao termo de cooperação firmado com o Ministério Público da Comarca de Macaé, em 2017, com a proposta de planejar e executar ações educativas para a promoção do diálogo e da convivência respeitosa no ambiente escolar” ressaltou o secretário.

Conduzida pela coordenadora em Mediação de Conflitos e mestranda em Educação, Andrea Nobre, a formação aborda conteúdos como Importância do Diálogo, Lei 13.140/2015, autocomposição de conflitos no âmbito da administração pública e Protocolo de atendimento utilizado nas escolas. Além disso, aborda Mediação de Conflitos no município e no país. A formação contou com quatro encontros presenciais e no encerramento os integrantes compartilharam experiências.

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