A península de Búzios é mundialmente conhecida por seus atrativos turísticos, como as belas praias e uma gastronomia cada vez mais sofisticada. E pouco se imagina sofisticação aliada à sustentabilidade, mas o casal Cacau Agostini e Vladimir Wischansky conseguiram unir esses dois quesitos em um só ambiente.
Esse é o Barraco, um espaço que mistura música, artes e ainda serve vários pratos e drinks super descolados num local super aconchegante todo produzido com materiais reutilizados e cercado de plantas nativas e cheio de projetos sustentáveis.
o repertório musical fica por conta do VLAD e esse é um dos pontos altos do Restaurante Barraco, com uma seleção do melhor da música popular brasileira e participação de músicos renomados, valorizando formações com maior número de integrantes, o que gera mais trabalho e renda para a cidade.
Já o cardápio do Barraco foi especialmente desenvolvido pela proprietária Cacau, que não abre mão dos melhores e mais frescos ingredientes, valorizando o produtor local e as raízes da culinária caiçara. Pratos tradicionais da região como o escondidinho de camarão se misturam com pizzas deliciosas, como a de pêra com gorgonzola e mel, que é muito procurada. Os drinks são feitos a partir das frutas da estação promovendo incríveis e diferentes experiências de sabores ao longo da degustação de cada prato.
Entretanto o ambiente é o que de mais cativante o Barraco possui, pois, com a ideia de imprimir um ar de Búzios antigo, com direito a chão de terra batida e tudo, os móveis foram criados e executados pelas mãos da própria Cacau, através de reaproveitamento e reuso de peças que iriam para o lixo, sempre com o cuidado de manter suas características originais. E essa inda decoração divide espaço com muitas plantas da região, pois o conceito de sustentabilidade e preservação do meio ambiente permeia todo o lugar.
Além de empresária, Cacau Agostini é Designer Sustentável há mais de 15 anos e, em seu ateliê, se dedica à produção de itens decoração, moda e utensílios de cozinha. Prestes a estrear seu canal no Youtube, ela ainda encontra tempo pra desenvolver programas de sustentabilidade para empresas, realizar oficinas de arte e reciclagem e cursos profissionalizantes, além de projetos sociais com jovens carentes da região, ajudando-os a enfrentar o mundo com um olhar mais sustentável.
Já Vladimir Wischansky é músico, arranjador e professor, ligado particularmente às cordas -guitarra, violão, contrabaixo acústico e bandolim. Há muitos anos vem explorando, por meio de estudo permanente, os vários caminhos e estilos da música instrumental, tais como Jazz, Bossa Nova e o Choro e desenvolveu um modo particular de se relacionar com os instrumentos, extraindo deles possibilidades sempre renovadas. Seu foco de interesse vai do clássico ao popular, de João Pernambuco, Garoto e Dilermando Reis a Villa-Lobos e sua formação musical teve início em sua cidade natal, Juiz de Fora, prosseguindo no Rio de Janeiro, onde teve professores como Nelson Faria e Victor Biglione.