Uma tendência que já ocorre no mercado internacional começa a chegar às emissoras de rádio do Brasil. Nesta última semana o Sistema Globo de Rádio, que opera canais de amplitude modulada (AM) nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, anunciaram através de comunicado à Imprensa que encerrarão as operações destes canais. O público destas localidades poderá continuar a acompanhar a programação das rádios Globo e CBN, através dos canais de frequência modulada (FM), digital (via internet) e rede de afiliadas em todo o Brasil.
Segundo comunicado do grupo de mídia, “as rádios do Sistema Globo de Rádio buscam, constantemente, o mais lato padrão de qualidade e a contínua evolução dos seus produtos, o que já não é mais suportado pela frequência AM”. O anúncio ainda informa que as emissoras Globo e CBN permanecem com conteúdos de qualidade e que geram boa experiência de consumo. A data de encerramento dos canais AM das duas emissoras ainda não foi divulgada.
O fim das emissoras de amplitude modulada (AM) é caso de estímulo do próprio governo federal. No início deste ano o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), divulgou decreto dando prazo para que os proprietários de emissoras AM solicitassem a migração de seus canais para o FM.
Das 1.781 rádios AM no Brasil, cerca de 1500 solicitaram a mudança. Na primeira etapa, cerca de 960 emissoras poderão operar na faixa atual de FM, de 88 megahertz (MHz) a 108 MHz. As demais candidatas terão que esperar a conclusão do processo de digitalização da televisão, que vai liberar espaço para a modificação.
Com informações de Meio&Mensagem e Agência Brasil