Empresa alega que o vídeo da marca de chocolates divulgado no Reino Unido, em 2016, viola os direitos autorais sob o game Breakout, de 1970.
A empresa de games Atari abriu um processo contra a Nestlé por plágio alegando que em um vídeo de Kit Kat foi usado indevidamente o conceito do game Breakout, de 1970. Em um processo aberto em San Francisco, a Atari alega que a Nestlé “explora conscientemente o legado do game para ocupar um lugar entre os baby boomers e a geração X nostálgicos.”. O vídeo de Kit Kat circulou em 2016 no Reino Unido Na argumentação técnica da Atari, a Nestlé tirou a tela clássica de Breakout e substituiu por suas barras de Kit Kat. “A Nestlé sabia exatamente o que estava fazendo”, alega a Atari. Em resposta, a Nestlé afirmou que o anúncio foi veiculado em 2016 no Reino Unido e que não é mais utilizado em suas campanhas” “Estamos cientes do processo nos Estados Unidos e nos defenderemos contra as alegações”, diz a empresa, em comunicado. A o site The Drum, Lee Curtis, advogado que defende Atari, afirmou que muitas campanhas publicitárias tentam incorporar temas nostálgicos e imagens para criar uma conexão com os consumidores. “Contudo, surgem problemas, porque algumas dessas imagens nostálgicas têm direitos de propriedade intelectual associados a eles, mesmo que eles não tenham sido usados por muitos anos, mesmo décadas, e alguém lá ainda possui esses direitos”, disse Curtis.