Home / Cursos & Eventos / Macaé abre vagas no Curso Técnico da Escola Municipal de Artes
Alunos da EMART fazem primeira apresentação de suas vidas na releitura do clássico “Os sonhos de umas noites de verão”, dirigidos pela professora Neyva, no Teatro Municipal de Macaé. Macaé/RJ. Data: 03/12/2018. Foto: Luís Gustavo Malheiros/Prefeitura de Macaé.

Macaé abre vagas no Curso Técnico da Escola Municipal de Artes

CURSOS

Uma das poucas no Estado do Rio de Janeiro a oferecer cursos públicos de música e de teatro em nível técnico, a Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) abre, nesta sexta-feira (30), a partir das 9h, as pré-inscrições para o processo seletivo para o Curso Técnico em Instrumento Musical e Canto. Elas devem ser realizadas até as 17h do dia 15 de julho.

Edital 2023/2 e o formulário de pré-inscrição online (https://forms.gle/XQLBXxdrWRE91EJZA) estão disponíveis no Portal da Prefeitura de Macaé. Todos os professores da escola têm nível superior/licenciatura em Música e muitos são mestres e doutores.  O número de vagas para cada instrumento e canto estará afixado na secretaria da Emart no dia da prova teórica.

As inscrições e as aulas profissionalizantes de Baixo Elétrico, Bateria, Flauta-Transversa, Guitarra, Piano, Saxofone, Teclado, Violão e Canto são gratuitas. Para participar da seleção, é necessário ser maior de 16 anos e ter concluído o Ensino Médio (E.M.) ou estar cursando o segundo ano deste nível de ensino. As aulas são oferecidas nos turnos da manhã, tarde e noite, de acordo com disponibilidade do professor.

O aluno deverá cursar, no mínimo, duas disciplinas por semestre. Estão incluídas na grade do curso as disciplinas: Teoria Musical, Harmonia, História da Música, Prática de Conjunto, Instrumento ou Canto, além de disciplinas eletivas. A sede da Emart, na Av. Rui Barbosa, 780, no Centro da cidade, está sendo reformada. Por isso, a escola está funcionando provisoriamente no Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno Simão, localizado na rua Dr. Francisco Portela, 410, no Centro de Macaé.

“A previsão é que as obras na sede sejam concluídas no início do próximo ano. Será instalado um elevador, o que irá ajudar bastante às pessoas de mais idade, com problema de mobilidade ou com alguma deficiência física, que tenham dificuldade de acesso às aulas. Também será modificada a estrutura das salas. As divisórias comuns, que não impediam vazamento de som, serão substituídas por acústicas. Isso nos trará um ganho significativo de qualidade na aprendizagem”, disse o coordenador de Música da Emart, Leonardo Passos.

Ele explicou as diferenças entre o curso Básico e o Técnico de Música. “Temos 200 alunos do Curso Básico e 44 do Infantil. O ingresso nesta modalidade não requer nenhuma prova, apenas é realizada uma entrevista com o aluno. No Básico, são oferecidas aulas de instrumento ou canto e teoria musical. Já para ingresso no curso Técnico, que passará a ter a carga horária ampliada de dois para três anos, é necessário ser aprovado em prova teórica e depois prática. A carga horária mínima semanal a ser cursada no Técnico é de três tempos de 50 minutos (hora/aula)”, completa Leonardo, que esclarece não ser necessário ter cursado o Básico para fazer o processo seletivo para o Técnico.

Os editais de seleção para cursos da Emart geralmente são publicados anualmente, mas os selecionados inscritos em listas de espera podem ser chamados durante o período letivo. Por ocasião da pandemia, seguida da reforma da sede, houve um espaço de tempo maior para o lançamento deste edital. 

Processo Seletivo

O processo seletivo consiste em uma prova teórica e uma prova prática no instrumento musical para o qual o candidato se inscreveu ou canto, ambas presenciais e eliminatórias. A primeira etapa da seleção será realizada, no dia 31 de julho, no Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno Simão. A prova poderá ser feita às 9h, às 14h ou às 18h, conforme opção do candidato durante o preenchimento do formulário online de pré-inscrição. O resultado desta etapa será divulgado no Portal da Prefeitura em 4 de agosto, após às 12h.

Já a prova prática do candidato classificado como apto será realizada individualmente, no período de 7 e 10 de agosto, entre 10h e 20h.  A Emart fará a chamada para a prova prática de acordo com a classificação do candidato e com o número de vagas.  No caso de reclassificação, os alunos serão convocados somente por e-mail válido. A lista dos classificados será divulgada no dia 11 de agosto, a partir das 12h, na Emart.

O conteúdo programático da prova de percepção musical e de teoria e da prova de solfejo, leitura métrica, ditado rítmico e melódico estão disponíveis no edital, com indicação bibliográfica. O documento também orienta para as provas de instrumento musical e de canto. Os períodos para matrículas, inscrições em disciplinas e início das aulas serão posteriormente divulgados.

 

Tags

Clique no link, fale conosco!

Veja Também

Workshop gratuito online de linha de crédito internacional neste dia 25/10

Luciano Bravo, CEO da Inteligência Comercial e Country Manager da Savel Capital Partners, ministrará o ...

Deixe um comentário