Home / Empresas & Negócios / Microfranquias: modelo é sensação entre empreendedores e aumenta participação no setor em 36,9%

Microfranquias: modelo é sensação entre empreendedores e aumenta participação no setor em 36,9%

Investimento no modelo é uma boa alternativa para a tão almejada independência financeira; conheça opções a partir de R$ 5 mil para começar o ano com o próprio negócio 

O franchising está em constante expansão pelo país e vem conquistando cada vez mais relevância no cenário econômico, principalmente quando o empreendedorismo de baixo investimento é colocado em pauta. O modelo de microfranquias, muito por conta de sua acessibilidade, chamou a atenção de quem pretendia ter um negócio próprio. Com a chegada da pandemia, o segmento virou uma forte possibilidade de renda, primária ou secundária, para os brasileiros diante do cenário que a economia do país vivenciava. As microfranquias consistem em modelos que possuem investimento inicial de até R$ 105 mil, podendo ser mistas (com formato de operação de aplicação inicial maior e, simultaneamente, menor que R$ 105 mil) e puras (de investimento até esse valor).

A alternativa cresceu, segundo pesquisa última da Associação Brasileira do Franchising (ABF), 5% no ano de 2022, representando 36,9% das franquias. Além da quantidade de redes com esse modelo ter aumentado 40% se comparada ao ano anterior, evidenciando a procura pela oportunidade de empreender no ramo. Dentre seus segmentos, os que mais se destacam estão voltados para as áreas de serviços (27,4%), alimentação (16,2%) e saúde, beleza e bem-estar (15,5%).

Ao especular ter uma franquia, é importante olhar para os retornos de investimento, construindo um plano de negócios sólido. Os modelos apresentam algumas alternativas para os investidores, entre quiosques, food trucks, carrinhos e afins. Nas microfranquias, o formato que mais atrai os empreendedores é o home-based, que pode ser operado de qualquer local, como no conforto do lar.

continua depois da promoção Vilarejo

Veja abaixo algumas opções de microfranquias, em diversos segmentos, para se investir em 2023 a partir de R$ 4,9 mil:

 

Beleza Express

A Beleza Express é uma franquia de salão de beleza delivery. O franqueado, ao comprar sua unidade, receberá uma malinha com tudo para começar a trabalhar na área de beleza com kits de manicure, cabeleireiro e design de sobrancelhas. A marca também conta com o modelo de mini salão de beleza, instalado em uma pequena área/loja. O seu embaixador é ninguém menos que Thiago Lacorte, especialista em noivas e makeup artist de celebridades. O investimento inicial varia de R$ 4,9 mil (modelo Esmalteria Express) a R$ 30 mil (Mini Salão). O faturamento médio mensal é de R$ 5 mil a R$ 35 mil.

Site: https://www.belezaxpress.com.br/

 Dank Idiomas

É uma rede de escolas de inglês. Criada em 2010 pela professora e empresária Mariza Gottdank, formatou franquia para o modelo home office, com aulas online, em 2018. O franqueado faz a gestão do negócio e pode cuidar da parte pedagógica ou contratar professores. Em meio à pandemia do novo coronavírus, a rede mais do que quadruplicou de tamanho e se internacionalizou, com unidades espalhadas pelo Brasil, Uruguai e Canadá. O investimento inicial para empreender com a sua franquia é a partir de R$ 8,5 mil e a marca conta com os modelos Home Office, Flex e School. O faturamento médio mensal é a partir de R$ 9,5 mil.

Site: https://www.dankidiomas.com.br/ 

publicidade

 

Cuidare Brasil

Uma das maiores redes de cuidadores de idosos e pessoas com necessidades especiais do país, a Cuidare Brasil tem mais de 70 unidades franqueadas em 20 estados, no Distrito Federal e em Portugal. O franqueado fica responsável pela seleção, treinamento, coordenação, supervisão e encaminhamento da sua equipe de cuidadores qualificados (todos com curso de técnico de enfermagem), além de fazer a intermediação entre quem procura o serviço e o profissional especializado. Com a pandemia do novo coronavírus e as regras de isolamento social, a procura pelos serviços da rede aumentou em 30%. O investimento inicial varia de R$ 35 mil a R$ 45 mil, dependendo do tamanho da cidade.

Site: https://cuidarebr.com.br/seja-um-franqueado/

Peggô

Rede de minimercados com autoatendimento indoor para condomínios residenciais, prédios corporativos e grandes indústrias. Criada em 2021 como alternativa aos empresários do setor alimentício diante dos desafios impostos pela pandemia de Covid-19, a marca conta atualmente com 50 unidades em oito estados. A marca nasceu em fevereiro de 2021 e iniciou a franquia em janeiro de 2022. O investimento inicial varia de R$ 45 mil a R$ 70 mil, a depender do modelo escolhido (Smart ou Master).

Site: https://www.peggomarket.com.br/

Yogoberry

Criada no Rio de Janeiro em 2007, a Yogoberry ingressou no franchising após um ano de funcionamento, dando início ao seu processo de expansão. Atualmente, a rede de franquias de iogurtes congelados possui 25 lojas em operação. Em 2022 a marca lançou o seu modelo de microfranquias. O modelo funciona em um formato de carrinho para ser facilmente instalado sem a necessidade de obras. A franqueadora oferece todo o seu know-how presente desde a sua implantação, com treinamentos, suporte técnico, operacional e de conhecimento administrativo. Atualmente, a marca possui três modelos de negócios (carrinho, quiosque e loja). A microfranquia (modelo carrinho) tem investimento inicial de R$ 105 mil.

Site: https://yogoberry.com.br/seja-franqueado/

 

Tags

Clique no link, fale conosco!

Veja Também

Mercado tecnológico da Web3 e blockchain sob uma nova premissa com a Blockful

Vencedora de cinco Hackathons da Ethereum e com diversos cases de sucesso, a empresa se ...

Deixe um comentário