Home / Empresas & Negócios / Granja Mantiqueira e Fazenda da Toca Orgânicos anunciam acordo para venda do principal negócio de orgânicos do Brasil

Granja Mantiqueira e Fazenda da Toca Orgânicos anunciam acordo para venda do principal negócio de orgânicos do Brasil

Operação de venda envolve a Fazenda da Toca Orgânicos e a Rizoma Agro, que produzem ovos e grãos orgânicos, ambas fundadas por Pedro Paulo Diniz. Com a aquisição, a Mantiqueira aposta no segmento que cresce 30% ao ano no Brasil e reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e bem-estar animal

A Mantiqueira, empresa líder na produção de ovos na América do Sul, assinou um acordo para adquirir 100% das quotas da Fazenda da Toca Orgânicos e a produção de grãos da Rizoma Agro. A Fazenda da Toca é a marca líder no setor de ovos orgânicos e reconhecida pelo seu pioneirismo e impacto socioambiental positivo. Já a operação de grãos orgânicos da Rizoma Agro é a maior do país e suas lavouras são altamente produtivas e sequestram carbono. Juntos, os dois ativos são estratégicos para garantir o futuro crescimento do negócio. A transação está sujeita a condições precedentes e pendente da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

Nos últimos 15 anos, a Fazenda da Toca Orgânicos e a Rizoma Agro vêm investindo na produção orgânica em larga escala, provando que é possível conciliar produção de alimentos com a regeneração do planeta. A Toca foi a primeira empresa do setor a ser Carbon Free e Certified Humane. Além disso, a empresa recicla 100% de suas embalagens e apoia diversas inciativas sociais, sendo reconhecida pelo Sistema B como Best for the World na categoria Environment.

“Tenho muito orgulho da liderança que conquistamos com a Fazenda da Toca e a Rizoma. Quebramos um paradigma ao demonstrar que é possível regenerar o planeta produzindo alimento com eficiência e escala. O negócio cresceu e é hora de iniciar um novo ciclo, e a Mantiqueira é o parceiro ideal. Gostaria de agradecer imensamente a todos os colaboradores, clientes e parceiros que fizeram parte dessa jornada. A missão segue mais viva do que nunca, pois a Mantiqueira irá ampliar o alcance dos orgânicos e a geração de impacto positivo”, afirma Pedro Paulo Diniz, fundador da Fazenda da Toca Orgânicos e da Rizoma Agro.

A Fazenda da Toca Orgânicos e a Mantiqueira são parceiras desde 2015. A Toca produz ovos orgânicos para a Mantiqueira e a relação entre as empresas e seus acionistas sempre foi muito boa. O negócio, quando concluído, trará ganhos de eficiência e maior capacidade de investimento.

“Nossa parceria com a Fazenda da Toca sempre nos rendeu bons frutos. Essa aquisição reforça nossa estratégia de atuar com um portifólio de marcas de alto valor para superar as expectativas dos nossos clientes e consumidores. A Mantiqueira investe firme para ter a melhor gestão de marcas do setor, ser a mais sustentável e liderar o bem-estar animal. Esperamos, com isso, democratizar o consumo de produtos de qualidade e de maior valor agregado. Agradeço ao Pedro Paulo Diniz por ter sido escolhido para continuar seu legado, tão importante para o Brasil”, contou Leandro Pinto, fundador da Granja Mantiqueira.

 

A transação envolve os ativos produtivos da Toca e 1.200 hectares de produção de grãos orgânicos da Rizoma Agro, que garantem a autossuficiência da produção de ovos. A transação não inclui a propriedade da Fazenda da Toca, que pertence à família Diniz e que segue arrendada para a operação.

A Rizoma Agro permanece sob o controle de Pedro Paulo Diniz e seu sócio, Fabio Sakamoto. Com a venda da operação de produção de grãos e seus respectivos ativos, a Rizoma volta a focar nos sistemas agroflorestais (SAFs) que a empresa pesquisa há 15 anos e no qual é referência internacional. Os SAFs são a maior aposta da Rizoma para combater o aquecimento global e a perda de biodiversidade. A empresa já tem alguns projetos no pipeline para 2023.

Para executar o negócio, a Fazenda da Toca Orgânicos e a Rizoma Agro foram assessoradas pela RGS Partners e pelo Pinheiro Neto Advogados. Já a Granja Mantiqueira foi assessorada pelo Vieira Rezende Advogados.

SOBRE A FAZENDA DA TOCA ORGÂNICOS 

Fundada em 2008, a Fazenda da Toca Orgânicos é a maior produtora de ovos orgânicos da América Latina. Pioneira na promoção da agricultura orgânica, a Toca é referência na avicultura de postura e top of mind entre os consumidores. A empresa tem forte atuação ESG, investindo em diversos programas ambientais e sociais, entre eles a neutralização de todas as suas emissões de carbono e o apoio a iniciativas voltadas à segurança alimentar. A Toca recebeu inúmeros prêmios no Brasil e no exterior como a Best For The World do Sistema B, concedido para as empresas que estão no top 5% no quesito ambiental. 

SOBRE A RIZOMA AGRO

Fundada em 2018, a Rizoma Agro é uma referência internacional em agricultura regenerativa. A empresa desenvolve sistemas agrícolas que regeneram a terra, retiram carbono da atmosfera, promovem a biodiversidade e geram impacto social positivo, e que ao mesmo tempo são rentáveis, eficientes e escaláveis. Além da liderança na produção de grãos orgânicos no Brasil, a Rizoma tem grande expertise em sistemas agroflorestais (SAFs).

SOBRE A MANTIQUEIRA

Fundada há 35 anos em Itanhandu (MG) por Leandro Pinto, tendo Carlos Cunha como sócio desde 2000, é líder no negócio de avicultura de postura no Brasil e América do Sul, sendo a 12ª maior empresa do mundo no setor em que atua. É reconhecida pela qualidade e frescor dos alimentos que produz, pelo talento do seu quadro de pessoal, pela tecnologia que emprega nos seus processos produtivos e pelo compromisso com o meio ambiente e qualidade de vida animal. Possui unidades produtivas em Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Paraná e Santa Catarina. Seus produtos estão presentes nas 5 regiões do Brasil com as marcas Mantiqueira, Santa Clara e Happy Eggs.

 

 

 

Tags

Clique no link, fale conosco!

Veja Também

Mercado tecnológico da Web3 e blockchain sob uma nova premissa com a Blockful

Vencedora de cinco Hackathons da Ethereum e com diversos cases de sucesso, a empresa se ...

Deixe um comentário