Home / Notícias / Motoristas devem andar com CRVL, saiba como emitir documento  

Motoristas devem andar com CRVL, saiba como emitir documento  

Com as novas mudanças, o motorista que não estiver portando este documento poderá ter problemas. Saiba como ter acesso ao seu.

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) é um documento emitido anualmente para comprovar a situação regular do veículo. Isso quer dizer que é necessário que o motorista sempre o tenha em mãos ao estar dirigindo. Em caso de o condutor ser parado e não portar o cerificado, ele poderá ser punido. Entenda como.

A boa notícia é que não é necessário manter o documento apenas em sua forma física, visto que já é possível emitir uma versão online do mesmo. É preciso que o carro não esteja com nenhuma pendência para que o seu proprietário consiga emitir esta opção digital. É por meio do CRLV que os agentes públicos conseguem identificar irregularidades no veículo e analisam se ele está apto para circular nas ruas, ou seja, sem colocar a população em risco.

Até 2020, o certificado era entregue pelo Correios na residência do condutor, contudo agora ele deve manter a versão digital no telefone. Se acontecer de o indivíduo não conseguir acesso a esta versão, é porque algo precisa ser revisto o quanto antes. Se o indivíduo for abordado por um agente de trânsito, ele pode sofrer consequências.

Como emitir o documento

Para emitir o CRLV, é preciso ter o aplicativo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou então acessar o site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Será necessário informar os dados do motorista na plataforma e verificar se o documento poderá ser emitido ou não.

Caso o veículo apresente alguma pendência, não será possível baixar o certificado. Em uma situação como essa, para desbloquear a pendência, será preciso realizar o pagamento das taxas atrasadas e também as de emissão, conforme estabelecido pela lei.

Entre as pendências que podem impedir a emissão do CRLV Digital, temos os pagamentos atrasados de IPVA e do seguro DPVAT. Por fim, cada estado tem o seu próprio calendário referente ao documento, logo é necessário que o proprietário do veículo acompanhe o disponibilizado pelo Detran de seu estado para ir em frente com o processo.

 

Clique no link, fale conosco!

Veja Também

Open Finance entra na 4ª fase com 27 milhões de clientes e 40 milhões de consentimentos ativos

  De janeiro até o fim de setembro, número de clientes avançou 93% e o de ...

Deixe um comentário