Enquanto em 2009 o total investido nos meios digitais alcançava 15%, ao final de 2019 a quantia saltou para 50%, segundo a ZenithMedia
De todo o investimento em publicidade feito nos Estados Unidos, metade (precisamente 49,6%) já é destinada à internet. O dado faz parte das projeções da ZenithMedia, do Publicis Groupe, a respeito dos investimentos no mercado publicitário no último mês de 2019.
De acordo com as estimativas, os 50% restantes estão divididos entre a televisão e um grupo de outros meios diversos. Há dez anos, a fatia da internet na divisão total do bolo publicitário alcançava apenas 15%, número bem inferior ao percentual investido na TV e em jornais.
A importância da TV no total de investimentos publicitários ainda é grande, embora sua fatia tenha encolhido nos últimos tempos. Há dez anos, 35% de todo o valor investido em publicidade nos Estados Unidos ia para emissoras de TV. No final de 2019, essa fatia era de 27,7%, segundo a ZenithMedia.
Já a mídia out-of-home manteve-se no patamar dos anos anteriores, angariando pouco menos de 5% do total dos investimentos publicitários.
A mídia impressa, enquanto isso, vem seguindo uma trajetória de declínio. Há dez anos, as verbas investidas em jornais e revistas, somadas, correspondiam a 34% dos investimentos em publicitários dos Estados Unidos (no início dá década de 1990, esse número chegava a 50%). Ao final do ano passado, o volume investido em publicidade em jornais e revistas correspondia a 11% do total, quantia que deve encolher ainda mais nos próximos anos, segundo as estimativas da consultoria.
Fonte: Meio&Mensagem