Um dos pontos turísticos mais visitados por turistas e moradores de Rio das Ostras está de cara nova. Foi reaberta na noite desta quinta-feira, 31 de outubro, a Feirinha de Artesanato, que funciona na Avenida Amazonas, no Centro. O local recebeu pintura, bancos, jardinagem e nova iluminação e se tornou um ambiente mais adequado à visitação e comercialização da produção de artesanato da cidade.
A revitalização do local atendeu ao pedido dos permissionários cadastrados por meio de Chamadas Públicas para ocupar a Feirinha. O desmonte temporário aconteceu há 15 dias e durante esse tempo, enquanto os artesãos reformaram as barracas, um mutirão formado pela Prefeitura Municipal, empresários e permissionários trabalhou para limpar, pintar e repaginar o ponto turístico de Rio das Ostras.
NOVA GESTÃO – A partir da votação da nova Lei Municipal nº 2.226/19, todas as feiras que acontecem no Município têm a gestão da Administração Pública, por meio do Comitê Gestor Municipal de Feiras de Rio das Ostras, e determina que a ingressão às feiras seja feita por meio de Chamada Pública.
Foram realizadas três chamadas públicas para artesãos da Cidade, e depois de algumas desistências, ainda está aberta até às 17h desta sexta-feira, 1 de novembro, a última chamada para ocupar as barracas da Feirinha.
Ao todo serão 45 barracas para exposição e comercialização da produção de artesanato de Rio das Ostras. Na noite de reabertura da Feirinha, os artesãos eram só sorrisos.
Permissionária há dois anos, a artesã Sandra Cristina comemorou a nova fase. “Foi ótimo para os artesãos da cidade. Participamos da chamada pública, estamos trabalhando com organização, paz e união. Era isso que a gente precisava. A revitalização do espaço vai melhorar nossas vendas, estou muito feliz!”, diz Sandra que trabalha com costura criativa há 30 anos.
REABERTURA – A noite de reabertura da Feirinha de Artesanato contou com a presença da Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Aurora Siqueira, que capitaneou a reestruturação do atrativo junto com a equipe e a Fundação Rio das Ostras de Cultura, além da presidente da Fundação, Cristiane Régis, e dos vereadores Paulo Carvalho, Alan Machado e Carlos Machado
No breve momento de pronunciamentos, um representante dos artesãos agradeceu o empenho da Secretária de Turismo para transformar a Praça do Artesão em um ambiente melhor. Aurora e Cristiane agradeceram a parceria dos artesãos e dos empresários que ajudaram no trabalho.
PARCERIA COM EMPRESÁRIOS – O empresário Geziel de Oliveira, da Great Colors Pintura, responsável pelo trabalho voluntário de pintura do local, explicou sobre o material usado na Feirinha. “Pintamos o chão com tinta adequada para piso, que tem seis anos de garantia. A mão de obra foi oferecida gratuitamente e o material foi pago com a ajuda de outros empresários da Cidade. Fico feliz em ter a oportunidade de colorir o sonho dos artesãos da Cidade que me acolheu há 10 anos”, disse Geziel.
A Feirinha de Artesanato funcionará obrigatoriamente de sexta à domingo, das 18h às 22h, durante o ano todo. Mas a partir de agora, os artesãos vão se organizar e elaborar o Regimento Interno da feira, e poderão ampliar os horários de acordo com a conveniência do grupo.