Home / Empresas & Negócios / BNDES quer financiar gasodutos

BNDES quer financiar gasodutos

Entre os projetos em vista estão os das rotas 4, 5 e 6, que visam ampliar a capacidade de escoamento da produção offshore

O BNDES participará da modelagem de projetos e financiamento da infraestrutura do setor de gás natural e busca, entre os objetivos do programa Gás para o Desenvolvimento, apoiar projetos como os das rotas 4, 5 e 6, que visam ampliar a capacidade de escoamento da produção offshore no país.

Parte do programa BNDES Gás para o Desenvolvimento, os recursos também poderão ser usados na expansão de linhas de transporte e ramais de distribuição, além de projetos industriais, de geração elétrica, no comércio e em veículos.

Publicidade

Há uma forte expectativa de saturação das rotas de escoamento do gás do pré-sal a partir de 2025, assinalou a superintendente de Energia do BNDES, Carla Primavera. “O BNDES vem acompanhando de perto os movimentos do mercado e está preparado para apoiar a ampliação dessa infraestrutura”, explicou, em entrevista ao EnergiaHoje.

Segundo ela, o programa dará continuidade à atuação histórica do banco no segmento. “Apoiamos a construção de 6 mil dos 9 mil km de gasodutos de transporte existentes no país, incluindo projetos como o Gasoduto Bolívia-Brasil, as malhas Nordeste e Sudeste, o Gasoduto Sudeste-Nordeste (Gasene), e o Urucu-Manaus”, enumera. “Também apoiamos a expansão das redes de distribuição de gás natural em diversos estados brasileiros”.

Além do apoio à implantação de infraestrutura, o BNDES também atua junto aos estados para ajudar na modelagem dos projetos de privatização de distribuidoras de gás. “O processo atualmente pode tomar um ritmo mais célere, por conta da agenda do Governo Federal e do Novo Mercado de Gás”, observou.

Fonte: ABESPetro

Clique no link, fale conosco!

Veja Também

Mercado tecnológico da Web3 e blockchain sob uma nova premissa com a Blockful

Vencedora de cinco Hackathons da Ethereum e com diversos cases de sucesso, a empresa se ...

Deixe um comentário