A produção de feijão sem agrotóxico de Rio das Ostras atraiu a atenção dos alunos do curso técnico de gastronomia do Instituto Federal Fluminense (IFF), que promoveram, no último fim de semana, oficinas de segurança alimentar, hospitalidade e pratos com feijão. O objetivo foi melhorar os produtos e o atendimento na 15ª Festa do Feijão, que vai acontecer de 11 a 13 de outubro, em Cantagalo.
As oficinas fazem parte do planejamento do trabalho de conclusão de curso dos alunos do IFF, que juntos com os professores Jéssica Silva e Wellington Santos, especialista em cozinha brasileira, e a coordenadora do curso de gastronomia do Campus Cabo Frio do IFF, Adriana Slongo, deram orientações teóricas e práticas para que os produtos comercializados na Festa do Feijão sejam o diferencial no evento.
Essa qualificação é o resultado da parceria do IFF com a Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, como forma de fortalecer o trabalho do agricultor de Cantagalo. “Nosso objetivo é agregar à festa o conhecimento que adquirimos ao longo da formação. Acreditamos que essa parceria fortalece a cultura alimentar local e valoriza o trabalho do agricultor”, disse Jéssica.
NOVIDADES NA PROGRAMAÇÃO – Além dos shows que começam na noite de sexta-feira, dia 11, a Festa do Feijão vai promover um grande bingo às 15h do domingo, dia 13, e em seguida vai acontecer a eleição do Rei e Rainha do Feijão, a partir das 17h.
Os interessados em concorrer devem fazer inscrição em uma das Escolas Municipais de Cantagalo – E.M. Agrícola Maurício Franco, E.M. Trindade e E.M. Professora Marinete Coelho de Souza.
A 15ª Festa do Feijão é uma realização da Prefeitura Municipal e da Fundação Rio das Ostras de Cultura, com organização da Associação de Produtores Rurais de Cantagalo.