No início de 2020, o YouTube premiará marcas e agências que veiculam as campanhas publicitárias mais criativas e eficientes na plataforma. Trata-se da primeira edição brasileira do YouTube Works Awards, premiação criada pela empresa em parceria com a Kantar, com o objetivo de inspirar projetos futuros. O evento já ocorre em países como Estados Unidos, Canadá e na Grã-Bretanha.
Um júri formado por executivos do mercado, como Renata Bokel (WMcCann), Ricardo Dias (Ambev), Keka Morelle (Wunderman Thompson), João Branco (McDonald’s), Poliana Souza (Coca-Cola), Sergio Gordilho (Africa) e ouros profissionais de marketing e de agências avaliará os trabalhos inscritos segundo sua execução criativa, estratégia, impacto no YouTube e no negócio dos clientes. O período para inscrição de cases será aberto no final de 2019. Não necessariamente a peça inscrita terá de ser criada com exclusividade para o YouTube.
Os projetos concorrerão em sete categorias: Data Driven Insight (uso de dados do Google Data), Best Work With Creators (uso de criadores de conteúdo), Buzzworthy (repercussão além do YouTube), Creative Effectiveness (criatividade e eficiência), Media Strategy (estratégia de mídia), Best at leveraging YouTube – Grand Play (aproveitamento máximo do YouTube na criação de campanha criativa, disruptiva e com resultados de negócios comprovados) e Visibility & Inclusion (discussão sobre temas necessários e grupos normalmente negligenciados).
“O mercado publicitário do Brasil é muito importante para o Google como um todo. É muito grande e muito criativo. Quando vemos, por exemplo, em Cannes, qual é a representatividade do Brasil, sabemos que é gigante. Então, quisemos trazer esse prêmio para o País e incentivar as marcas e agências a continuar criando no digital e na plataforma. É um prêmio que vai reconhecer o trabalho em termos de criatividade, inovação e resultados de negócios. Vamos escolher as melhores campanhas que tenham sido veiculadas para trazer clientes, para acessar clientes e gerar engajamento”, declara Susana Ayarza, diretora de marketing do Google Brasil.
*Crédito da imagem no topo: 4kodiak/iStock