Estima-se que existam, no Brasil, mais de 650 mil idosos empreendedores; pesquisa do MIT mostra a idade média de maior sucesso
A população com mais de 60 anos no Brasil será de 30 milhões de pessoas em 2020, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É uma fase da vida que, ao contrário de tempos atrás, ainda se tem muita vitalidade, o que permite continuar na ativa profissionalmente e até empreender.
Hoje, estima-se que existam mais de 650 mil idosos atuando como empreendedores. Uma pesquisa que entrevistou mais de 2 mil pessoas com mais de 60 anos em cinco capitais do país mostrou que um em cada quatro respondentes deseja empreender.
Aliás, o senso comum de que empreendedores de sucesso começam ainda jovens caiu por terra com um estudo recente divulgado pelo professor Pierre Azoulay, do MIT, nos Estados Unidos. A análise mostrou que a idade média dos empreendedores que iniciaram empresas e contrataram pelo menos um funcionário, nos EUA, é de 42 anos. “Se você não soubesse mais nada e tivesse duas ideias idênticas, uma proposta por uma pessoa muito jovem e a outra por uma pessoa de meia-idade, seria melhor apostar na da mais velha se quiser atingir o sucesso”, comentou Azoulay.
Os pesquisadores do MIT analisaram dados de 2,7 milhões de pessoas que fundaram empresas, com pelo menos um funcionário, entre 2007 e 2014, e observaram que as de maior sucesso eram dirigidas por empreendedores com idade média de 45 anos. A equipe analisou idades e startups nos estados da Califórnia, Nova York, Massachusetts e, especificamente, no Vale do Silício.
Razões para os maduros empreenderem
Algumas pessoas dessa faixa etária optam por empreender e são duas as razões que as levam a abrir o próprio negócio:
OPORTUNIDADE
É o momento da vida em que há mais tranquilidade, conhecimento e segurança para se fazer o que se sabe ou o que se gosta, muitas vezes pela realização de um sonho; e
NECESSIDADE
As condições impostas pelo mercado de trabalho com a priorização da juventude em detrimento da experiência dos mais velhos ou para completar a renda obtida com a aposentadoria.
Seja qual for o caso, o fato é que, de forma geral, a experiência e a maturidade profissional são favoráveis a quem decide empreender.
Dicas para empreender após os 60
O Sebrae, organização que apoia os pequenos negócios, traz dicas para quem tem mais de 60 anos e deseja empreender. Veja só:
BUSQUE AJUDA: experiência e aptidão são credenciais para abertura de um negócio, mas não bastam para determinar o sucesso de um empreendimento. Consulte especialistas para conseguir ajuda no amadurecimento da sua ideia e de sua viabilidade, além de saber por onde deve começar;
INVISTA EM CAPACITAÇÃO: o conhecimento e as competências adquiridas durante a vida profissional devem estar afiados. Isso deve ser valorizado, mas não se pode dispensar mais conteúdo. Por isso, especialize-se na área de interesse do negócio. Faça cursos, participe de seminários, feiras e exposições;
INOVE: observe o que há de novidade no mercado para oferecer produtos ou serviços diferenciados. Inovação implica não só em investir em tecnologia, mas buscar soluções que tornem a sua empresa sustentável;
SEJA DEDICADO: investir em um negócio exige determinação em qualquer idade. Há muitas pessoas com ideias, mas é preciso ter coragem e determinação para colocá-las em prática. Não ter medo de errar é uma característica de empreendedores de sucesso.
Fonte: Whow