Home / Empresas & Negócios / Vilarejo: um novo design e serviços para um novo tempo

Vilarejo: um novo design e serviços para um novo tempo

Vilarejo está de design novo, mas não é só a fachada que se modernizou, as lojas receberam novidades com o intuito de tornar a vida dos clientes mais fácil e confortável. Desde 1996, quando os irmãos Monique e Frederico inauguraram a primeira loja de material de construção em Macaé, o sucesso se consolidou. A partir daí, no ano seguinte a cidade de Cabo Frio recebeu a Vilarejo. Em 2000, a loja de Macaé cresceu e uma nova loja foi inaugurada na cidade, com 2,5 mil m². Com o aumento nas vendas, houve a necessidade de armazenamento de estoque para atender a demanda.

E não parou por aí, com qualidade e preços que cabem no bolso, a Vilarejo seguiu sendo sucesso de vendas, caiu no gosto dos clientes e em 2004 o primeiro centro de distribuição da Vilarejo foi inaugurado em Rio das Ostras. Os anos se passam e o crescimento seguiu firme. Em 2009 a terceira loja foi inaugurada em Campos dos Goytacazes e em 2011, além do centro de distribuição, Rio das Ostras ganha também uma loja.

O sucesso da Vilarejo sempre esteve atrelado à qualidade dos produtos e, principalmente à satisfação dos clientes e, pensando nisso, o grupo desejava que as entregas fossem feitas com mais rapidez e criou em 2015 um dos mais modernos centros de distribuição do setor no estado do Rio de Janeiro. Com capacidade para estocar mais de 350 mil M² de revestimentos, foi inaugurado em Casemiro de Abreu. E no ano seguinte a quinta loja foi aberta em Araruama.

Nova fachada de Cabo Frio

Em 2017, visando atender às necessidades do mercado, a Vilarejo inaugurou a primeira boutique de acabamentos do grupo em Niterói, sendo a sexta loja Vilarejo no Estado do Rio. E agora, em 2019, a Vilarejo está se reinventando em “Solução em Casa”, transformando casas de ponta cabeça em sonhos realizados.

Fachada antiga da Vilarejo Cabo Frio

Para a proprietária Monique Melo, a empresa está mais uma vez saindo na frente:” eu acho que é necessário nesse momento modernizar, inovar, pois, nós temos valores muito fortes dentro da empresa e um deles é a criatividade e inovação. Nós sempre tentamos estar à frente do mercado, a gente sempre tenta trazer produtos que estejam à frente. É uma busca constante minha e do Frederico, meu irmão. Mas estamos entendendo que a Vilarejo está há muito tempo com a mesma fachada, com a mesma logo, com a mesma formatação interna de loja e o mundo está evoluindo e nós começamos a perceber que nós estamos muito parecidos com mercado, com a concorrência e estamos repetindo processo. Parece que a Vilarejo está no mesmo patamar que a concorrência e essa não é a forma que a Vilarejo gosta de ser reconhecida”.

A empresária garante que a Vilarejo gosta de ser associada a inovação e criatividade. Ela considera os valores fortes que foram construídos no dia a dia com a equipe e com os clientes: a confiança, o respeito e, sobretudo, a qualidade dos produtos. Na busca por essa inovação, o Grupo Vilarejo contratou uma empresa para remodelar, reconstruir a Vilarejo, sem perder o significado, sem perder a qualidade que proporcionou tamanho crescimento, tanto para os empresários quantos para os municípios que receberam as lojas e centros de distribuição, uma vez que empregos foram gerados em todos esses locais.

” Todo mundo sabe que uma marca leva tempo para ser reconhecida e não é um processo fácil mudar isso, mas esse ano é quase certo que todas as lojas já estejam remodeladas e que nossos clientes já nos enxerguem, assim, vamos trocar tudo muito rapidamente, vamos divulgar muito isso. Outro detalhe superimportante também que a gente tá tirando da Vilarejo o nome “Vilarejo Acabamentos” e estamos entrando com “Vilarejo Solução em Casa” porque, junto disso, estamos começando a montar uma empresa de colocação de produto. Logo, a nossa ideia é já abrimos a empresa chamada VILAREJO SOLUÇÕES, estamos montando a equipe para isso que todos os produtos que nosso consumidor tem dificuldade hoje para achar, um profissional qualificado para por exemplo pisos de grandes formatos, um aquecedor diferente, uma banheira de SPA , e que muitas vezes o cliente  tem medo de comprar e não conseguir  fazer uma instalação adequada ,vamos vencer os obstáculos prestando esses serviços”, disse a empresária.

Monique acredita que é um novo desafio pela frente o de arriscar um novo modelo de negócios. Para ela é preciso começar por uma cidade pequena, para assim entender como funciona o mercado. Também é preciso dar uma garantia, um selo de qualidade que vem de longa data atrelado ao nome Vilarejo. “De uma forma mais emocional, solução em casa é aquilo que tá perto de você e o que a gente quer fazer é a junção dessas coisas.  A gente sempre quis representar isso, assim como alguém que te ajuda a resolver seus problemas, mas pensando em você como pessoa, pensando em você como gente, pensando em você como atendimento que você merece e precisa. Então acho que essa frase realmente não representa mais do que o que já foi Home Center do que acabamento é a Vilarejo, é a solução em casa de todas as pessoas que estão aqui perto da gente”.

A Vilarejo já tem identidade visual marcada na memória do consumidor. Tanto a parte estrutural como a de atendimento e qualidade de produtos. Pensando nisso, Monique quis inovar sem perder as características que tanto agregam à sua marca diante do cliente. “Uma das coisas importantes é remodelação de fachada de cabeça para baixo, um ícone da Vilarejo. Nós precisamos entender que os nossos consumidores são mais novos e antenados daí a necessidade de algo que os represente. Esse é nosso desafio: buscar essa junção de valores. Porque eu vejo a internet, os aplicativos e eles estão muito ávidos na venda de produtos. Cada vez mais as pessoas estão buscando comprar elas mesmas em suas casas e isso é uma concorrência tremenda para nós”.

E por conta disso Monique aposta no atendimento pessoal, que, para ela, é fundamental para vendas. Ela acredita que o ser humano precisa do atendimento pessoal, do olho no olho. A empresária vê o atendimento como o grande “mote” de um varejista. E é nisso que a Vilarejo se apoia: na qualidade do atendimento. Ela acredita que todo o investimento financeiro feito para modernizar desde as lojas até o nome da marca valerá a pena como todo os investimentos feitos ao longo d tantos anos se colocando à frente do mercado.

Clique no link, fale conosco!

Veja Também

Mercado tecnológico da Web3 e blockchain sob uma nova premissa com a Blockful

Vencedora de cinco Hackathons da Ethereum e com diversos cases de sucesso, a empresa se ...

Deixe um comentário