A Via Varejo, administradora de marcas como Casas Bahia e Pontofrio, apresentou para o mercado nesta quarta-feira, 5, seu banco digital. Criado em parceria com a fintech norte-americana Airfox, o banQi se propõe a oferecer soluções financeiras voltadas para as classes C, D e E, com uma plataforma intuitiva e sem tarifas. Com o projeto, o grupo pretende associar a tecnologia e praticidade dos bancos digitais com uma base potencial de clientes que tem dificuldade de acessar as instituições tradicionais.
A iniciativa será associada às Casas Bahia e terá seus pontos de atendimento localizados nas mais de 800 lojas da rede. O projeto pretende atrair o público que já utiliza os carnês da loja ou cartões de cobrand para consumir no varejo. O cadastro tem adesão gratuita, não exige comprovação de renda e pode ser realizado diretamente pelo aplicativo do banco, disponível para dispositivos Android. “O banQi nasce como uma plataforma muito simples, fácil de acessar e que tem como principal função fazer a inclusão social, econômica e digital desses consumidores”, afirmou Peter Estermann, diretor-presidente do GPA, empresa-mão da Via Varejo, durante o lançamento do serviço.
A partir da próxima semana, o serviço estará disponível em 34 lojas de São Paulo. O banQi oferecerá opções de depósitos e saques gratuitos, pagamento de boletos e QR code, transferências, recargas de celular, bilhete único e acesso ao carnê digital das Casas Bahia. Até o final de julho, o grupo pretende integrar todas as unidades da rede e incluir funcionalidades como assinatura eletrônica do crediário e cartão de débito. Outras ferramentas como portabilidade de contas salário, seguros, programas de incentivo no modelo cash back, cartão pré-pago e empréstimo pessoal devem ser lançadas até o final do ano. A companhia pretende, ainda, utilizar a base de dados dos clientes da Via Varejo e a tecnologia de machine learning para oferecer soluções personalizadas para o usuário.
Com o aumento da oferta de bancos digitais, Felipe Varjão, CFO da Via Varejo, aposta na proximidade com o público e a presença física nas lojas como vantagens do grupo no mercado financeiro digital. Segundo o executivo, durante o período de testes realizado nos últimos dois meses, 70% dos clientes que buscavam a loja para o pagamento dos carnês aceitavam a proposta de aderir a conta digital.
A consultoria de marca GAD foi responsável por desenvolver todo o conceito e a comunicação do banco digital. O grupo lança nesta quinta-feira, 6, sua campanha institucional que apresenta o banQi para a mídia e formadores de opinião. A companhia também vai promover ativações no digital para a base de clientes da Via Varejo. Campanha apresenta o conceito “o banco Q banca seu dia a dia”.
Já no final de julho, o grupo inicia uma fase de testes promovendo o produto em plataformas de OOH, televisão, rádio e internet nas regiões de Salvador e Campinas. Com os insights captados nesse período, a marca pretende estruturar sua estratégia de mídia e ativação em plano nacional, a partir de setembro. Segundo Luciano Deos, presidente da GAD, os esforços da consultoria estão concentrados em apresentar um banco que se aproxime das pessoas e acolha seus problemas, com clareza de propósito, linguagem acessível e transparência.
Fonte: Meio&Mensagem