Desbancando a liderança de seis anos consecutivos da Skol, o Bradesco é a marca mais valiosa do Brasil, de acordo com o ranking BrandZ Brasil. Com valor de marca de US$ 9,47 bilhões, o banco apresentou um aumento de 35% em relação ao ano passado, com US$ 7 bilhões. Apesar da vitória, o aumento em relação ao ano anterior foi inferior ao registrado em 2018 (58%).
A 13ª edição do ranking, realizado pela Kantar, do grupo WPP, e revista IstoÉ Dinheiro, também indica o Google como a marca mais forte com atuação no Brasil e Magazine Luiza como a que mais aumentou seu valor, com 276% de crescimento. A soma das 60 marcas mais valiosas do Brasil chegou a US$ 69,9 bilhões, apresentando uma alta de 11% em relação a 2018, o que representa uma baixa em relação ao crescimento do ano passado, que foi de 22,5%.
O ranking, que surgiu com objetivo de mostrar aos acionistas os valores de marca das empresas, considera duas dimensões, a financeira, feita pela Bloomberg, que passa todos os valores financeiros da empresas, e uma pesquisa de mercado para entender a qualidade dos relacionamentos com os consumidores.
Eduardo Tomiya, diretor da Kantar Brasil, comenta que o que mais o surpreendeu no ranking deste ano foi o crescimento do varejo e do mercado financeiro. “Algumas marcas como Magazine Luiza e Lojas Americanas souberam integrar todas as plataformas. O varejo é um mercado que mudou bastante”. O executivo cita a assistente virtual, Lu, da Magazine, como um elemento que deixa o processo de compra mais humanizado e menos frio.
O diretor também avalia que Bradesco, Itaú e Banco do Brasil tiveram um posicionamento forte em relação à inovação. “O poder de fogo de comunicação e de posicionamento de marca com canais digitais, fez com que esses bancos se destacassem”, diz Tomiya.
Fonte: Meio&Mensagem