Suculentas, cactos, samambaias e girassóis sempre fizeram parte da vida de Alessandro Almeida. Ele cresceu envolvido com muitas plantas, pois sua mãe gosta de cultivá-las. No entanto, até meados de 2012, ele nunca havia pensado em tornar algo que lhe era tão familiar, em um negócio. A Verde Raro surgiu após o publicitário deixar sua carreira como diretor de arte e partir para o empreendedorismo. “A ideia era aliar o design, que sempre gostei, com as plantas com as quais sempre convivi”, afirma.
Foi aí que, há quatro anos, na cidade de Manaus, o microempreendedor individual lançou seu empreendimento totalmente voltado à venda de plantas com estilo. “Sentimos que as pessoas desaprenderam, com a correria do dia-a-dia, a cuidar das plantas. Oferecemos terrários, pequenas hortas, vasos e projetos em jardinagem”, diz Alessandro. Na Verde Raro, os clientes contam também com um serviço de pós-venda, no qual recebem todas as instruções de como manter a plantinha viva e saudável.
Alessandro afirma que sempre sonhou em empreender e sua história com o Sebrae começou antes da Verde Raro existir. “Primeiro fiz o curso do Empretec, alimentei em mim essa vontade. Cheguei a investir em outros dois projetos que não foram para frente por conta de problemas com sócios”, diz. Quando decidiu fundar a empresa de ecodesign, rapidamente voltou ao Sebrae, onde iniciou um plano de negócio. “O papel do Sebrae foi essencial, eu já tinha um MEI e só mudei a atividade para investir no meu projeto. Desde o início, contei com uma consultoria especializada, que me possibilitou ter mais segurança nas tomadas de decisões”, afirma.
“Exemplo disso, foi a escolha de começar o negócio sem uma loja física, apostando nas vendas em eventos de decoração. Fizemos parcerias com grandes arquitetos e decoradores, com isso, a gente conseguia expor nossos produtos sem os gastos com aluguel”, revela. Quatro anos após o lançamento, o dono da Verde Raro, planeja expandir os negócios. “Mais uma vez recorri ao Sebrae para analisar o mercado, a concorrência. Decidi investir em uma loja física para oferecer novos serviços, como oficinas e cursos”, comemora.
SEMANA MEI
De 20 a 24 de maio, o Sebrae promove simultaneamente, em todo o país, uma semana inteira com ampla programação digital e presencia. São oficinas, webinários, palestras, seminários e orientações técnicas, que têm como foco apoiar os MEI e os empreendedores interessados em se formalizarem como MEI.
O objetivo da iniciativa é oferecer subsídios para que os empresários possam agregar mais valor aos seus produtos e serviços e alcançar melhores resultados em seus negócios. Presencialmente, serão oferecidos atendimentos especializados, focados nas dificuldades e deficiências gerenciais e de competitividade dos microempreendedores individuais. Pela web, serão disponibilizadas dicas sobre gestão, crédito, finanças, marketing digital, benefícios de ser MEI, direitos e deveres, além de conteúdos específicos para alguns segmentos de maior volume do MEI como Alimentos e Bebidas, Beleza, Construção e Reforma, Energia, Saúde e Bem-estar, Turismo, Vestuário, Calçados e Bolsas.
Fonte: Sebrae