O relatório Brand Footprint, da Kantar, indicou a Coca-Cola como a marca mais escolhida no mundo pelo sétimo ano consecutivo. Globalmente, o público optou pela empresa cerca de 5,9 bilhões de vezes em 2018. Para desenvolver o ranking, a pesquisa analisou mais de 21 mil marcas e 72% da população global, em 49 países e cinco continentes.
Assim como no ano anterior, Colgate e Maggi se mantiveram na segunda e terceira colocação do ranking, sendo as mais escolhidas nos setores de cuidados pessoais e alimentos. Presente em seis de cada dez domicílios do mundo, a Colgate é a preferência de mais da metade da população. A Maggi consolidou a terceira posição com aumento de 7% das escolhas dos consumidores, na comparação com 2017.
Entre os 50 maiores, a Vim despontou como a de mais rápido crescimento global com aumento de 10%, alcançando a 16° posição. A Kinder, da Ferrero, também apresentou crescimento expressivo atingindo presença em 18,5 milhões de domicílios no ano. Brooke Bond, Dettol e Doritos completam a lista das cinco marcas de maior crescimento em penetração em 2018.
Além de listar as marcas globais mais populares, o relatório avaliou a relevância dos players locais, que segundo a pesquisa já representam 64,8% de todas as marcas escolhidas pelos consumidores contra 35,2% das mundiais — o que representou um ganho de participação de 0,3%. O maior avanço das marcas locais foi no setor de cuidados pessoais, com aumento de 0,7%.
Clube das bilionárias
A edição 2019 do Brand Footprint que identificou que 17 marcas globais foram escolhidas pelo público mais de um bilhão de vezes, além de 14 marcas regionais, da China e da Índia. As globais são: Coca-Cola, Colgate, Maggi, Lifebuoy, Lay’s, Pepsi, Nescafé, Dove, Sunsilk/Sedal/Seda, Indomie, Knorr, Lux, Sunlight, Downy, Nestlé, Vim e Sprite. Já as regionais são Parle, Amul, Clinic Plus, Britannia, Aavin, Ghadi, Nandini, TaTa, Wheel, Milma, Vijaya e Surf Excel, da Índia, e Yili e Mengniu, da China.