Home / Empresas & Negócios / Mercado de vinhos orgânicos cresce rápido em todo o mundo

Mercado de vinhos orgânicos cresce rápido em todo o mundo

Vinhos biodinâmicos para venda são vistos na loja P&P Vinhos e delicatessen em Macaé

O mercado de vinhos orgânicos crescerá rapidamente nos próximos cinco anos, à medida que os consumidores preocupados com o meio ambiente favorecerem cada vez mais os vinhos livres de agrotóxicos, mas sua participação no mercado continuará relativamente pequena em todo o mundo, mostrou um estudo.

Em um relatório divulgado na sexta-feira, a consultoria de vinhos e bebidas espirituosas IWSR prevê que as vendas globais de vinhos orgânicos ainda superarão 1 bilhão de garrafas em 2022, ante 676 milhões no ano passado e quase três vezes as 349 milhões de garrafas vendidas em 2012.

O crescimento no período de cinco anos, de 2017 a 2022, será impulsionado pelos Estados Unidos, com um aumento de mais de 14%, seguido pela África do Sul e Noruega, com 13,5%.

A participação dos vinhos orgânicos – aqueles produzidos em vinhedos cultivados sem agrotóxicos ou fertilizantes químicos – do mercado global de vinhos permaneceria relativamente baixa em 3,6%, em comparação com 2,4% em 2017, disse a IWSR.

“Há uma grande margem para que o vinho orgânico continue subindo”, disse à Reuters Jose Luis Hermoso, diretor de pesquisas da IWSR.

O sommelier da P&P Vinhos e delicatessem , Rodrigo Pinheiro Portugal Observa: “  há também um crescimento de vendas nessa linha dos vinhos biodinâmicos, ele não leva nenhum tipo de química na nem antes, nem durante a vinificação, ele é ainda mais amigável a natureza do que o orgânico é.  Não é somente a ajuda a natureza que o vinho orgânico e o biodinâmico trazem, mas também você chega mais próximo de um Terroir, de uma especificação da uva, é muito mais rico no paladar e nos diferentes aromas, tudo bem diferente de um vinho vinificado de forma comum. Os vinhos orgânicos e biodinâmicos, eles oferecem uma complexidade e ainda tem autenticidade maior, são aromas mais ricos, quanto mais puro é o vinho, essa linha natural realmente tende a crescer no mercado”.

Esta é uma boa notícia em um momento em que o consumo global de vinho está estagnado, mesmo em declínios em mercados-chave como a França e a Espanha, disse ele.

Quase quatro garrafas de cada cinco de vinho orgânico vendido no ano passado foram na Europa, com os três líderes Alemanha, França e Reino Unido respondendo por 50 por cento do mercado, disse a IWSR.

Na França, o aumento nas vendas de vinhos orgânicos é particularmente forte, com a participação de mercado chegando a 7,7% em 2022.

Chateau Latour, um dos mais prestigiados castelos de

lac na região de Bordeaux, propriedade do bilionário francês François Pinault desde 1993, obteve sua certificação como vinho orgânico no mês passado.

Mas outros produtores abandonaram seus projetos orgânicos, muitas vezes desencorajados pelas crescentes críticas ao uso de pesticidas alternativos, como cobre e enxofre, permitidos pelas regras da agricultura orgânica, ou depois que seus vinhedos desprotegidos foram danificados por ataques de fungos.

Hermoso disse que há incerteza entre os produtores europeus sobre a possibilidade de continuar usando enxofre e acrescentou que o bolor causou danos significativos à colheita em algumas regiões.

As conversões de vinhedos para vinho orgânico nos principais países produtores abrandaram recentemente e a IWSR estima que em 2022 haverá 545.000 hectares dedicados ao vinho orgânico no mundo, em comparação com 408.000 hectares em 2017 e 284.000 em 2012.

 

Clique no link, fale conosco!

Veja Também

Mercado tecnológico da Web3 e blockchain sob uma nova premissa com a Blockful

Vencedora de cinco Hackathons da Ethereum e com diversos cases de sucesso, a empresa se ...

Deixe um comentário