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POR QUE A RENAULT TIROU SUA CAMPANHA DO AR

Nos últimos dias, a Renault enfrentou uma crise em seus perfis nas redes sociais no Brasil. Depois de publicar os vídeos da campanha “Renografias III – Viajar Quebra Preconceitos”, a marca de automóveis recebeu muitas críticas e acusações de ter – ao contrário do que o título da ação insinua – perpetuado estereótipos sobre determinadas regiões do País.

O vídeo, que foi publicado nos perfis da Renault Brasil no Facebook, Twitter e YouTube, tinha como título “Nordestino São Preguiçosos”. Nas cenas, um rapaz aparece passeando por pontos turísticos do Nordeste e reclama que não pode conhecer mais lugares porque todo o comércio está fechado. Nesse momento, o rapaz diz a frase “a gente sabe que nordestino não gosta de trabalhar”. Em seguida, o personagem é surpreendido ao olhar um comentário em seu celular e perceber que é domingo – fato que explicaria o comércio fechado naquele momento.

Em comunicado, a Renault esclarece que a campanha “teve como objetivo quebrar todo tipo de preconceito, questionando rótulos injustamente colocados em habitantes de determinados Estados ou regiões do País.” Apesar da justificativa, os comentários negativos não cessaram e muitas pessoas, nas redes sociais, argumentaram que a marca, na tentativa de derrubar os estereótipos, acabou por reforça-los.

Diante das manifestações, a Renault mudou sua estratégia e, no dia seguinte ao lançamento dos vídeos, tirou toda a campanha do ar. “Em respeito às pessoas que se sentiram ofendidas com o material, por terem entendido a campanha em sentido contrário ao originalmente proposto, a Renault retirou do ar os vídeos ainda no domingo (27), menos de 24 horas após eles terem sido veiculados. A empresa reitera seu total respeito e admiração não apenas aos cidadãos do Nordeste, mas por todos os brasileiros e pelo Brasil, país onde orgulhosamente produz desde 1998”,
disse a marca no comunicado.

Questionada pela reportagem, a Renault, via assessoria de comunicação, não revelou a agência responsável pela campanha. A empresa apenas afirmou que a Neogama, detentora de sua conta publicitária no Brasil, não é a autora da ação. Procurada pela reportagem, a assessoria da Neogama também afirmou que a campanha não foi realizada por sua equipe.

Embora os vídeos tenham sido retirados dos canais oficiais da marca, algumas pessoas reproduziram o filme e postaram em canais do YouTube. Veja:

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