Muitos jovens planejam ou já planejaram estudar fora do Brasil por meio de intercâmbios, seja para a graduação, cursos de menor duração ou ainda para experiências mais intensas de fluência da língua inglesa. Para tanto um dos pré-requisitos mais relevantes para conseguir o visto em alguns países é a aceitação das universidades e escolas de países como Estados Unidos, Irlanda, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia. Esses países consideram a posse da certificação emitida pela Cambridge Assessment English (departamento da Universidade de Cambridge responsável pela avaliação de proficiência em inglês), como uma importante etapa.
A importância da certificação da Universidade de Cambridge foi tema de matéria detalhada no Jornal Estadão de 15 de outubro e, em Macaé apenas o Instituto Nossa Senhora Auxiliadora – INSG/Castelo – possui o reconhecimento oficial como Exam Preparation Centre (Centro Preparatório de Exames), por meio da atuação da International School.
O certificado de Centro Preparatório foi entregue ao Colégio em março de 2018, por sua parceria e pelo trabalho pedagógico desenvolvido, alcançando o número de indicação superior de 200 alunos para os exames de Cambridge. Além disso, os docentes da International School que atuam no INSG/Castelo também possuem certificações da referida universidade.
“É um orgulho para nós termos alcançado o estágio de Exam Preparation Centre e recebido esta certificação, e o que nos deixa mais feliz é a certeza de estarmos contribuindo não só para formação linguística de nossos alunos, mas também por estar transformando cidadãos para um novo mundo, cheio de oportunidades, globalizado e sem fronteiras. Esse resultado só é possível graças a uma equipe excepcional, que se dedica com todo coração a alunos incríveis, que nos impulsionam a ir sempre além”, ressaltou uma das coordenadoras do Integral-Bilíngue do INSG/Castelo, Amanda Teski, lembrando que os alunos se encontram em preparação para o Cambridge Exam 2018, que ocorrerá dia 24 de novembro.
A obrigatoriedade da certificação internacional de proficiência em inglês nos processos seletivos de admissão das instituições estrangeiras é exigida visando resguardar a eficiência da experiência, onde o aluno/visitante que possui bom domínio do idioma pode garantir um bom acompanhamento das aulas e executar as atividades acadêmicas e do dia-a-dia com maior facilidade e eficiência.
As universidades de Harvard, University of Mississippi, University of Michigan, Dublin Institute of Techonology, University of Limerick, University of Sydney e University of Melbourne, por exemplo, aceitam as qualificações da Cambridge, nos níveis que vão desde o B2 ao C2 do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR), como C1 Advanced, C2 Proficiency.