O movimento conhecido como outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da sociedade no combate ao câncer de mama e na conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.
Atualmente, a data é celebrada anualmente em muitos países, através de iniciativas que alertem sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e da luta em favor da vida.
Já a campanha do novembro Azul visa alertar sobre o câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.
No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
O câncer de mama representa a principal causa de morte por neoplasias malignas em mulheres. O Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima que 57.960 mulheres sejam acometidas pela doença no ano de 2017.
O evento é realizado pelo Instituto de Oncologia de Macaé e terá palestras (veja programação em anexo), atividades interativas, orientações , dicas e distribuição de material informativo sobre o câncer de mama e de próstata, contando com o apoio do Hortifrúti Brasil Salads, Academia Mais Fitness, Giovanna Lima Neo Pilates, Academia da Ansiedade, Grupo Renascer, TV Band Rio Interior e Portal Economia & Negócios.