Até o final do campeonato de 2005, era absolutamente normal os carros da Fórmula 1 serem patrocinados por famosas marcas de cigarros. Quem não se lembra de Lotus, McLarem e Ferrari, correndo com enormes logotipos de marcas de tabaco? Uma publicidade que chegou a ser estimada em cerca de US $ 350 milhões por ano.
Pois a partir de 2006 a Federação Internacional de Automobilismo – FIA, decidiu que não haveria mais propaganda relacionada ao tabaco no carros da mais conhecida (e importante) categoria administrada pela entidade, o que naturalmente tinha implicações nas equipes que precisavam procurar novos parceiros para financiar suas atividades.
No entanto, apesar de não poder colar adesivos de suas marcas ou artes em carros de corrida, a Philip Morris International Inc. (PMI) – dona da marca Marlboro – manteve seu apoio à equipe Ferrari F1, que já chega a 45 anos. Durante esse tempo, a marca Marlboro, quepossui embalagem de cor vermelha, igual ao da Ferrari, tornou-se intimamente ligada aos carros da escuderia, embora a marca do cigarro não possa ser exibida nos carros.
A parceria entre a Philip Morris e a Ferrari foi renovada contratualmente no ano passado, mas nenhum prazo foi mencionado. Na última semana, as duas empresas revelaram o projeto ‘Mission Winnow’, uma nova iniciativa global para criar engajamento em torno do papel da ciência, tecnologia e inovação como uma força poderosa para o bem em qualquer setor. A iniciativa global foi oficialmente lançado nesta última semana no Grande Prêmio do Japão de 2018.
“Através da Mission Winnow, queremos deixar o mundo saber como nós mudamos, compartilhar nosso orgulho na transformação que as pessoas da Phillip Morris alcançaram, bem como nossa dedicação à ciência e inovação rigorosas que podem levar a um futuro melhor, Disse Andre Calantzopoulos, diretor executivo da empresa.
“Usaremos essa plataforma global como uma janela para o novo, para desafiar os preconceitos, pois sabemos que há muitos que podem ter dúvidas sobre nós e nossas motivações. Nossa parceria com a Scuderia Ferrari nos dá a oportunidade de construir muitas conversas individuais encorajadoras com os críticos e simpatizantes e chegar a um público amplo para engajar em grande escala ”, explicou ele.
A palavra “winnow” (pronuncia-se: ‘win’–’ oh ‘) foi selecionada porque descreve perfeitamente a rota meticulosa e disciplinada que a empresa está seguindo para alcançar sua ambiciosa visão de um futuro livre de fumo. A palavra – e a visão – diz respeito a foco, transparência, cuidado e determinação unilateral.
‘Winnow’ originalmente se referia à remoção do joio do grão, mas depois passou a ser usado mais amplamente para descrever o ‘separar do desnecessário, a extração do bem e distinguir o que é verdadeiro do que é impreciso ou enganoso. Para o PMI, isso é extremamente importante em um mundo de sobrecarga de informações.
A empresa também acredita que é extremamente importante aderir a um compromisso intransigente de melhoria contínua através da busca dedicada e diligente de excelência científica e de engenharia com um foco intenso em detalhes. Esse compromisso e foco estão criando uma mudança de paradigma na indústria do tabaco em direção a um futuro melhor.
Calantzopoulos acrescentou: “A missão Winnow encapsula nosso compromisso de lutar por melhor em tudo o que fazemos. Para vencer, ou descartar abordagens antigas, é o que estamos fazendo – aprendemos com os erros do passado para moldar nosso futuro. ”
Dirigindo para o futuro, a Phillip Morris escolheu um caminho que é, em todos os aspectos, muito complexo e enfrenta muitos desafios. Como a Scuderia Ferrari, a empresa estabeleceu um rumo a seguir, e não há como voltar atrás: A empresa deve progredir de forma constante e rápida, examinando e analisando o caminho a seguir aprendendo todos os dias e ajustando-se para melhorar na próxima esquina.
A Mission Winnow fornece uma visão privilegiada de duas empresas que operam em campos muito diferentes, mas que têm muito em comum. Para ambas as empresas, o sucesso depende da paixão de seu pessoal pelos mais altos padrões de desempenho em busca de ambições abrangentes. A Mission Winnow não anuncia nem divulgará nenhum produto de tabaco: a missão Winnow não é sobre o quê, é sobre como e por quê.