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Novelas incentivam buscas por destinos turísticos

Não é difícil identificar uma praia nordestina ou um pampa gaúcho nas telas da TV brasileira. Muitas novelas utilizam da rica paisagem nacional para desenvolver suas histórias e narrativas, disparando os destinos televisionados para o topo das buscas dos viajantes. Programas produzidos e exibidos pelas Tvs Globo, Record e SBT mostram muitas vezes ao público (e consumidor), detalhes do fascinante mercado turístico brasileiro, o que acaba chamando a atenção também dos profissionais que trabalham no setor e que visualizam oportunidades de negócio nestas exibições.
Pensando exatamente nisso, o metabuscador Kayak  (www.kayak.com.br)  fez um levantamento para analisar o impacto real destes programas junto ao público que assiste Tv aberta. A análise levou em conta a quantidade de pesquisas feitas antes dos programas irem ao ar e 50 dias após suas estreias.
Em exibição na grade noturna da Tv Globo, a novela “Segundo Sol”, já é responsável por um aumento de 112% no número de buscas  do destino Salvador (BA) desde sua estréia em maio de 2018.  Até mesmo cantores de axé celebram a revitalização do gênero, com a inclusão de hits dos anos 80 e 90 na trilha sonora editada pela emissora.
Outro exemplo é a novela que antecedeu Segundo Sol no horário,  “O Outro Lado do Paraíso”,  que resultou em 80% de acréscimo nas buscas pelas belezas do estado de Tocantins. A novela tinha diversas cenas gravadas na Capital Palmas e em atrações  naturais do destino do Norte do País. A mesma crescente observou-se durante a novela “Totalmente Demais”, de 2015, que impulsionou o interesse pela Austrália em 19%.
O recorde vai para a novela “Império”, ainda da rede Globo, lançada em 2014. A trama, aprovada por 92% dos telespectadores, conquistou o interesse dos brasileiros, que 50 dias após a estreia já elevavam em 525% as buscas pelo destino Roraima, local dos primeiros capítulos e de cenas durante todo o folhetim.
A pesquisa foi realizada a partir das buscas feitas por usuários por passagens de ida e volta na classe econômica saindo de todos os aeroportos do Brasil e mostra uma tendencia publicitária de sucesso já adotada a muito tempo ao redor do mundo. Países como Peru, Nova Zelândia, EUA são alguns dos que usam frequentemente a venda de destinos através de filmes, comerciais e produções para instigar turistas a buscarem seus destinos. Alguns países inclusive oferecem benefícios fiscais como forma de atrair roteiristas, diretores e produtoras.

(Com informações do Guia Panrotas)

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