O Facebook lança no Brasil nesta próxima quinta-feira, (30), sua esperada plataforma de vídeos, intitulada “Watch”. O sistema , anunciado em 2017, passou por um longo período de testes na rede americana do Facebook. O novo serviço deverá alargar o espaço destinado pela plataforma a criadores de conteúdo, além de abrir espaço para a monetização de serviços. Informações divulgadas pela imprensa especializada afirmam no entanto, que o serviço Ad Breaks, que ira fazer o serviço, ainda deverá demorar a ser liberado pelo Facebook no Brasil.
O recurso, descrito como um híbrido de YouTube e Netflix — foi disponibilizado a um número limitado de pessoas incialmente nos Estados Unidos. A experiência permitirá que os usuários assistam a programas originais completos enquanto interagem na rede social.
O novo serviço funcionará como uma aba extra dentro da interface do Facebook. A empresa contabiliza, segundo informações, cerca de 50 milhões de pessoas que assistiram mensalmente vídeos com menos de um minuto na plataforma. O Watch será uma plataforma que contemplará parceiros, produtores de conteúdo e quem queira oferecer conteúdo em vídeo de qualidade.
O fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, disse que o Watch será um “lugar em que você poderá descobrir programas que seus amigos estão assistindo e seguir seus criadores e atrações favoritas”. De acordo com ele, a ferramenta oferecerá uma grande variedade de programas, desde reality shows até comédias e esportes ao vivo — alguns feitos por profissionais e outros por membros da comunidade do Facebook.