A imposição de novas retaliações comerciais dos Estados Unidos à China representará poucas oportunidades para o Brasil e poderá complicar as exportações brasileiras. A avaliação é do presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro. Ele ressalta que o baixo volume de exportações de bens manufaturados pelo Brasil não permitirá que o país tire proveito da sobretaxação de bens chineses pelo governo do presidente Donald Trump.
Nesta semana os Estados Unidos passaram a cobra uma sobretaxa de 25% sobre bens importados da China avaliados em US$ 16 bilhões. A lista inclui 279 produtos, entre os quais tipos de óleo lubrificante, tubos de plástico flexível e motores de ar-condicionado. Em julho, o governo norte-americano tinha introduzido a tarifação extra para 818 produtos, no total de US$ 34 bilhões.
“Em termos de produtos manufaturados, nossa concorrência é muito pequena. O Brasil só tem 0,61% na participação mundial de exportações de manufaturados. É mais provável que o Brasil sinta o impacto indireto das medidas dos Estados Unidos via commodities”, declara o presidente da AEB.
A AEB projeta que a balança comercial (diferença entre exportações e importações) encerrará 2018 com saldo positivo de US$ 56,3 bilhões. O presidente da entidade considera o superávit comercial respeitável, até por se tratar do segundo maior saldo positivo da história. Ele, no entanto, adverte que os números não são tão positivos.
“O resultado da balança comercial não é causa, mas consequência. Um superávit em torno de US$ 56 bilhões seria comemorável se o país estivesse importando US$ 450 bilhões e exportando mais de US$ 500 bilhões. Só que o país encerrou o ano passado exportando US$ 218 bilhões e importando US$ 151 bilhões. A corrente de comércio [soma de exportações e importações] ainda está em valores muito baixos”, analisa Castro.
“Nem é questão de abrir a economia [brasileira]. O Brasil não exporta mais porque o produto brasileiro é caro. Somente reformas que reduzam o custo dos bens brasileiros, como a da Previdência, a tributária e a política, e mudanças que abram espaço para investimentos em infraestrutura poderão melhorar a competitividade do país. Os desafios são muito mais internos que externos”, diz.
Com informações da Ag. Brasil