Novidades importantes podem alterar o mercado de aviação civil não só no Brasil como em toda a América Latina. As empresas aéreas Avianca (Synergy Group), Copa Airlines (Panamá) e a gigante americana United Airlines estudam uma aliança para fortalecer as suas presenças entre Estados Unidos e o continente sul-americano.
As negociações começaram a cerca de um ano e pretendem em breve estabelecer um potencial acordo comercial conjunto. Em paralelo, a Azul também tenta criar uma joint venture com a United e outra parceria similar com a Tap.
Ainda em 2015, a United iniciou investimentos locais, colocando cerca de US$ 100 milhões em 3,7% de participação na Azul. No início deste ano os americanos aumentaram a fatia para 8% após a compra das ações que eram da Hainan Airlines. Recentemente, funcionários da Azul reafirmaram que as duas empresas estão “absolutamente trabalhando para uma joint venture EUA-Brasil”.
Já a Avianca Brasil daria aos três parceiros alguma cobertura dentro do Brasil, mas a frota de 124 aeronaves da Azul é mais que o dobro das 54 aeronaves da Avianca Brasil. Embora a Azul tenha expandido o serviço de longa distância para Estados Unidos e Europa nos últimos dois anos, o mercado doméstico brasileiro representa quase 97% das frequências da Azul.
A Copa entrou no negócio com Avianca e United e leva um certo peso às discussões, já que transformou o seu hub da Cidade do Panamá em ligação importante entre as Américas do Norte e do Sul. O número de passageiros mais que dobrou de 2010 ao ano passado, de sete para 15 milhões, e a Copa detém uma participação de quase 87% no endereço.
Em comparativo, a Copa tem participação de 71% entre a América Central e a América do Sul. Em número de assentos, possui 52% e a participação da Avianca é de 23%, segundo levantamento da reportagem. A Copa opera para 13 mercados dos Estados Unidos a partir da Cidade do Panamá, e a Avianca opera para 12 mercados a partir de seu hub em Bogotá.
Com informações de Guia Panrotas