Pelo menos três grandes operadoras de telefonia móvel que operam no país estão de olho na venda da Nextel Brasil, que deve ocorrer nos próximos 60 dias. As gigantes TIM (Italiana), Telefônica Brasil (Espanhola) e Claro (Mexicana), estariam entre as empresas interessadas na compra, junto com a Access Industries, um grupo empresarial que já possui participação de 30% da Nextel e que teria interesse em aumentar sua participação na empresa. A Nextel é operada pela americana NII Holdings, que já contratou um escritório especializado para organizar o processo de venda.
A expectativa do mercado é que a Access possa assumir o controle da Nextel Brasil, mas também existe a possibilidade de que a empresa venda sua participação para uma operadora.
Há cerca de um ano a NII Holdings fez um acordo para vender sua participação no controle das operações brasileiras para um grupo norueguês, que injetou cerca de US$ 50 milhões e ficou com uma parcela de 30% da operadora, além da opção de poder investir mais US$ 150 milhões e elevar sua participação para 60%, se tornando a sócia majoritária da Nextel Brasil. Analistas afirmam no entanto que no decorrer deste período a norueguesa Ice Group teria se desinteressado pela concretização do processo de compra.
Com cerca de 3 milhões de assinantes, a Nextel brasileira é a última operação do grupo norte-americano NII na américa latina, depois que os serviços no Peru, Chile e México foram vendidos para a AT&T há cerca de 3 anos.
Com informações da Revista Exame e UOL