Home / Notícias / Anatel antecipa bloqueio de celulares no Rio e Espírito Santo

Anatel antecipa bloqueio de celulares no Rio e Espírito Santo

Telefones “piratas” tem os dias contados, pelo menos no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Este parece ser o plano da Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel, que pretende bloquear o acesso de aparelhos celulares com IMEI’s não registrados. A agência decidiu antecipar o cronograma de bloqueios como forma de auxiliar o sistema de segurança pública. A solicitação foi feita pelo Gabinete de Intervenção Federal do estado do Rio de Janeiro e acatada. A expectativa é que o bloqueio possa ajudar no combate à criminalidade.
Rio de Janeiro e Espírito Santo seriam um dos últimos estados da federação a terem aparelhos bloqueados. O cronograma inicial previa que os usuários de modelos irregulares dos dois estados seriam notificados a partir do dia 7 de janeiro de 2019, com bloqueio efetivo dos IMEI’s 75 dias depois, em 24 de março.
Com a mudança implementada pela Anatel, os aparelhos do RJ e do ES começarão a receber os avisos no dia 23 de setembro deste ano, com bloqueio previsto para 8 de dezembro de 2018.
O IMEI – International Mobile Equipment Identity (Identificação Internacional de Equipamento Móvel), é um número de identificação global e único para cada telefone celular. Dependendo da quantidade de slot’s SIM Card, o aparelho poderá ter mais de um número de identificação global.
Para localizar o IMEI do aparelho basta se digitar *#06# ou verificar em uma etiqueta atrás da bateria. O número consiste de quatro grupos, que segue o padrão: nnnnnn-nn-nnnnnn-n.

A Anatel possui uma página de pesquisa para se saber a situação do IMEI de celulares. O endereço é o :  http://www.anatel.gov.br/celularlegal/consulte-sua-situacao

Com informações do Olhar Digital e ANATEL.

Clique no link, fale conosco!

Veja Também

Open Finance entra na 4ª fase com 27 milhões de clientes e 40 milhões de consentimentos ativos

  De janeiro até o fim de setembro, número de clientes avançou 93% e o de ...

Deixe um comentário