Lá se vão quatro anos que o Facebook surpreendeu o mercado e comprou a plataforma de mensagens WhatsApp. De lá para cá o que se viu pelo mundo à fora foi o crescimento exponencial do “mensageiro”, presente em todo tipo de aparelho celular e smartphone usado no planeta. Agora o Facebook dá os primeiros sinais de que vai começar a monetizar o aplicativo. Nesta última quinta-feira, 2, a empresa divulgou novos mecanismos para geração de receitas na plataforma de mensagens, focados principalmente na versão para negócios, o chamado WhatsApp Business.
Para tal a plataforma lançou aqui no Brasil algumas opções de gerenciamento de mensagens, produto voltado para “grandes empresas”, que conectam muitos usuários. Em paralelo a empresa revelou que terá um mecanismo de compra de anúncios onde marcas poderão comprar anúncios no Facebook que direcionam usuários diretamente para uma página de chat no WhatsApp.
Cada página empresarial no Facebook terá ainda um botão de mensagens com link direto para o aplicativo, através do qual consumidores poderão tirar dúvidas sobre horários de funcionamento, cadastros e agendamentos de serviços, por exemplo.
Empresas que integrarem suas plataformas de CRM e atendimento ao consumidor ao WhatsApp também poderão responder a consumidores gratuitamente, desde que em até 24 horas. Depois de 24 horas após o recebimento da última mensagem do usuário, terão que pagar uma taxa ao aplicativo, ainda a ser divulgada.
O anúncio sobre a monetização do WhatsApp vem a público apenas alguns dias depois da divulgação dos resultados financeiros do Facebook no último trimestre, que mostram que a empresa desacelerou seu crescimento.
Fonte: Meio & Mensagem