Bem, como é de conhecimento de todos, o mercado de cervejas especiais cresce ano a ano, com um fluxo enorme de novos cervejeiros ávidos por comercializarem seus produtos em um mercado altamente concorrido.
Porém, é necessário, que os empresários façam um bom planejamento do seu projeto para que o lançamento da marca e cerveja sejam bem-sucedidos.
O primeiro ponto a se destacar é o nome da Marca. É muito importante que o empresário faça uma busca prévia do nome no site http://www.inpi.gov.br/home , para verificar se existe na classe 32 (Cervejas; águas minerais e gasosas e outras bebidas não alcoólicas; bebidas de frutas e sucos de fruta; xaropes e outras preparações para fabricar bebidas.), alguma em empresa como nome semelhante. Se o nome estiver ativo, melhor procurar outra opção.
Já presenciei ao menos 4 casos de empresas que estavam prontas com rótulos impressos e desenvolvimento de site em fase final. Em um caso com produto pronto e envasado.
O mais seguro é contratar um profissional para fazer este serviço de pesquisa de anterioridade, análise da viabilidade do nome e registro da forma correta.
Entendo que no atual cenário, assegurar o nome da marca seja a primeira atividade a ser realizada pelo Empresário. Por outro lado, a escolha do nome é algo importante, que ditará todo o desenvolvimento da sua empresa.
Quando for pensar em um nome considere os seguintes pontos:
- Qual a conexão do nome da cervejaria com sua história de vida? Marcas que contam uma história tendem a atrair mais o público,
- O nome da marca por vezes pode dizer muito sobre os estilos e proposta de cervejas que pretende ofertar, das mais tradicionais as mais inovadoras.
Se possuir uma dúvida, escreva para mangia.paulo@gmail.com. Terei prazer em responder sua dúvida.
Publicado na revista Economia&Negócios: Leia aqui