O programa StartOut Brasil, que visa a internacionalizar as startups brasileiras, selecionou quinze empresas nascentes para uma imersão de cinco dias em Berlim, na Alemanha. Os empreendedores representam sete estados do Brasil e oferecem soluções em diversas áreas, como biotecnologia, inteligência artificial e tecnologia industrial.
As quinze escolhidas são Kryptus – Shaping Trusted Bonds; PluriCell Biotech; Pipefy; Shelfpix; TNS Solution; Rocket Chat; VM9; Reciclapac; Mercado Bitcoin; Órbita Tecnologia; Birmind; AWA – AnnuitWalk Accessibilities; Flying to the sun; Macofren e Intelup.
A imersão consiste em participar de uma feira na capital alemã, a Cube Tech Fair, que reúne startups de todo o mundo, e realizar encontros para fazer negócios com potenciais clientes e parceiros no local. Os empreendedores ficarão na Alemanha entre os dias 13 e 18 de maio.
Antes da viagem as startups terão consultoria com especialistas em negócios e interação com mentores com experiência no mercado alemão. Haverá um evento presencial em abril envolvendo todos os participantes da missão. A intenção é preparar os empreendedores para gerar negócios ou internacionalizar suas empresas.
Esse intercâmbio será o terceiro praticado pelo StartOut Brasil, que já levou empresas nascentes para Buenos Aires e Paris. Ainda neste ano a iniciativa vai selecionar startups para visitas ao ecossistema empreendedor de Miami e Lisboa.
O programa tem como idealizadores cinco entidades: a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e os ministérios da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic) e das Relações Exteriores.