Está aberta a seleção para o 8º Curso Estado de Jornalismo Econômico, parceria do Grupo Estado com a Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV). As inscrições vão até o dia 27 de março. o, na sede do Estadão.
Podem participar da seleção estudantes de todo o Brasil que estejam no último semestre de jornalismo ou se formaram há dois anos (2016 ou 2017). Na primeira etapa do processo, toda online, os candidatos incluem currículo e justificativa de interesse no site. Também fazem provas de conhecimentos econômicos, português e inglês.
Até 75 candidatos passam para a segunda etapa da seleção, em São Paulo. Nesta fase, que ocorre nos dias 3, 4, 5 e 6 de abril, os aprovados têm um dia de atividades no jornal. Na parte da manhã, fazem teste de conhecimentos econômicos e português, e escrevem uma reportagem econômica. No intervalo após o almoço, conhecem a redação e outras áreas do Grupo Estado. E, à tarde, passam por uma rodada de entrevistas.
A turma será formada por 25 focas, apelido dado a iniciantes na profissão, aprovados na seleção e outros 5 jornalistas que trabalham no Grupo Estado. O programa inclui aulas teóricas de economia com professores da FGV, além de palestras e entrevistas coletivas com importantes nomes da economia e da política nacionais. O último curso contou, por exemplo, com aula magna dada pelo economista-chefe do Itaú Unibanco, Mario Mesquita, e coletiva com o embaixador da União Europeia no Brasil, João Gomes Cravinho.
Os focas passam ainda passam por diversas editorias do jornal, em sistema de rodízio, e têm a oportunidade de acompanhar a rotina de trabalho na Broadcast, agência de notícias em tempo real, no Estadão impresso.
Como projeto de fim de curso, os Focas produzem um especial multimídia, com tema proposto pela turma. O site Planeje sua Vida, feito pela turma de 2017, permite que o leitor personalize sua página, de acordo com o tempo que tem para ler e seus assuntos preferidos. São 24 possibilidades de personalização, em um trabalho bastante inovador.