Na primeira edição do ranking, em 2020, Macaé estava em 264º lugar entre os municípios brasileiros avaliados. Na análise de 2021 subiu para 131° no ranking geral, mantendo o mesmo índice em 2022 e 2023.
Macaé lidera o Ranking de Competitividade dos Municípios 2023, na região norte fluminense. A pesquisa, divulgada nesta quarta-feira (23) pelo Centro de Liderança Pública (CLP), avalia a capacidade de um governo entregar maior bem-estar social e elevar o padrão de vida da sua população. No Estado do Rio de Janeiro, a cidade está em quinto lugar, mantendo a 131ª posição no país dos 410 municípios brasileiros analisados com população acima de 80 mil habitantes, segundo dados do IBGE atualizados em 2022.
O ranking considera potenciais do município como inserção econômica (27º), inovação e dinamismo econômico (47º), sustentabilidade fiscal (46º) e capital humano (55º).
O Ranking de Competitividade dos Municípios é uma ferramenta que visa apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão das cidades. São avaliados 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e três dimensões: instituições, sociedade e economia.
Alguns objetivos destacados no trabalho são: incentivar a competição positiva entre os municípios, entendida como a busca dos agentes no município por melhorar o fornecimento de serviços públicos, atrair empresas, trabalhadores e estudantes para ali viverem e se desenvolverem; ser uma ferramenta de fomento e apoio à qualificação do ambiente de negócios na cidade, bem como auxílio ao setor privado no direcionamento de investimentos.
Análise
Segundo o diretor do CPL – Centro de liderança publica Tadeu Barros, a temática desta quarta edição do Ranking de Competitividade dos municípios é a inteligência pública em dados e evidências para tomadas de decisão, em síntese é o governo que olha para indicadores, que faz diagnóstico, que constrói políticas públicas eficientes, desde a formulação, monitoramento e avaliação. Ele ressalta que competitividade não é competição, significa olhar para a equidade, justiça, desenvolvimento econômico e social, trazer qualidade de vida para sua população.
Alguns destaques:
- Das 100 cidades mais ranqueadas, 98 delas são da região sudeste do país
- Houve queda no número de mortes violentas nestes municípios de – 22,5%.
- O tempo médio para abertura de empresas caiu de +100h em 2020 para +40h em 20
- Queda vacinal <65% nesses municípios.
- Aumento na população vulnerável 62,5 MI de pessoas.
- Dos 410 municípios listados no ranking, 44% estão na região sudeste.
Top 15 nacional