FINANÇAS
Estado do Rio sobe no ranking anual da Fitch Ratings, que mede a classificação de risco de crédito no mundo.
Entenda o que é Agência Fitch
Basicamente, essa agência avalia a capacidade de empresas, governos e instituições financeiras de pagarem suas dívidas e cumprirem suas obrigações financeiras e atribuem uma nota, como as da escola, que pode variar de AAA (muito segura) a D (risco de inadimplência).
O Estado do Rio de Janeiro obteve uma melhora no resultado da avaliação anual da Fitch Ratings, uma das maiores agências de classificação de risco de crédito no mundo, passando de “BB-, com perspectiva estável” em 2022, para “BB, com perspectiva estável” este ano. O resultado foi o mesmo obtido pela União e consolida a trajetória que vem sendo construída nos últimos anos pelo Governo do Estado.
– O atual cenário de apoio intergovernamental, segundo a Fitch, foi um dos fatores que influenciaram positivamente a nova avaliação estadual. Esse resultado vem premiar o trabalho responsável e comprometido que estamos realizando na gestão das finanças públicas e nos motiva a continuar nesse caminho – afirmou o governador Cláudio Castro.
As notas de classificação de risco de crédito refletem a capacidade do estado em honrar com os compromissos assumidos, servindo de referência para investidores quanto ao nível de risco envolvido em eventuais investimentos. Quanto mais elevado o resultado atribuído ao estado, melhor é a percepção do mercado quanto à saúde financeira do ente federativo e sua capacidade de pagamento da dívida.
– Um dos pontos destacados pela Fitch foi o efeito positivo do novo Regime de Recuperação Fiscal sobre a sustentabilidade da dívida do estado. Hoje, conseguimos pagar as parcelas da dívida com a União sem comprometer a prestação dos serviços públicos e o pagamento dos salários dos servidores – avaliou o secretário de Estado de Fazenda, Leonardo Lobo.